Pc   Xbox

Avowed pode ter dezenas de finais possíveis, diz diretora

Carrie Patel afirma que progressão da história do RPG da Obsidian levará em conta “a soma total” das escolhas feitas pelo jogador

Por Rafael Arbulu 22.08.2024 15H26

Avowed, o RPG de fantasia em primeira pessoa (mas que pode ser jogado em terceira pessoa também) da Obsidian, pode ter tantos finais possíveis que, segundo a diretora do jogo, Carrie Patel, você pode encontrar “dois dígitos” de possíveis encerramentos da história.

Falando ao IGN, Patel afirmou que os rumos narrativos de Avowed serão determinados pela “soma total das decisões” que o jogador tomar, efetivamente construindo o roteiro conforme você avança por ele.

LEIA TAMBÉM

Crédito: Obsidian Entertainment/Divulgação

"Isso é algo muito difícil de afirmar, mas eu posso adiantar que os nossos finais chegam aos dois dígitos [em quantidade]”, disse a diretora. “E você pode acabar encontrando muitas diferentes combinações deles. Esse é um jogo da Obsidian, afinal, então o seu final é a soma total de suas decisões ao longo da partida, através de várias partes de um conteúdo que depende do que você encontrar e do que você fez quando encontrou.

A Obsidian não foi citada por Patel à toa: a empresa foi a responsável pelo desenvolvimento de Fallout: New Vegas, um spin off da franquia da Bethesda Game Studios que é conhecido – entre muitas outras coisas – por ter diversos finais possíveis.

Em Avowed, a coisa não parece ser muito diferente: Patel afirmou que o jogo traz um volume bem grande de escolhas a serem feitas, e algumas delas determinam fatores importantes na história, como a sua lealdade a personagens ou facções ou ainda quais companheiros estarão disponíveis para lhe acompanhar durante a partida.

Companheiros são uma peça central em Avowed

Outro ponto mencionado por Carrie Patel foi o peso que os seus companheiros trarão para a progressão do jogo. Recentemente, o estúdio Obsidian revelou o elenco de atores que emprestam suas vozes ao jogo – Brandon Keener (Kai), Mara Junot (Giatta), Scott Whyte (Marius) e Anjali Bhimani (Yatzli) – por meio de um tuíte.

Alguns reconhecerão Brandon Keener como o Garrus Valkarian da franquia Mass Effect, e essa não é a única semelhança da franquia com Avowed: assim como na franquia da BioWare, com quem você pode viajar será algo determinado pela forma como você progride na história, potencialmente elevando ou até mesmo removendo membros de seu grupo de acordo com suas decisões.

Como isso será traduzido na qualidade do jogo, ainda não sabemos: exclusivo para os consoles Xbox (mas também com uma versão para PC), Avowed deveria sair ainda este ano, mas acabou adiado para 15 de fevereiro de 2025 para que “jogadores pudessem limpar seus catálogos de jogos”, segundo a Microsoft.