The Last of Us Parte II foi desenvolvido por mais de 2 mil pessoas
14 estúdios nos EUA, Europa e Ásia se envolveram na produção do game da Naughty Dog
Produzir jogos de alto orçamento é uma atividade que envolve centenas de trabalhadores, mas The Last of Us: Parte II pode ter elevado os custos desse tipo de produção a outro patamar. O game contou com mais de 2 mil profissionais em seu desenvolvimento.
De acordo com os créditos do game, publicados no banco de dados MobyGames, 2332 foram listadas na produção. Destes, 2169 são desenvolvedores, e 163 aparecem em agradecimento.
O número inclui os funcionários da Naughty Dog e mais 14 estúdios terceirizados, contratados para serviços de dublagem, gravação e design de som e, sobretudo, arte.
Vale ressaltar também a multinacionalidade das empresas envolvidas no projeto: fora a própria Naughty Dog, a produção de The Last of Us: Parte II contou com cinco estúdios dos EUA, cinco da China, dois da Malásia, um de Taiwan e um da Dinamarca, além de quatro estúdios multinacionais, com sedes e/ou funcionários baseados em países da América do Norte, Europa e Ásia.
- Review: The Last of Us: Parte II
- The Last of Us 2: as dezenas de referências e easter-eggs que você deixou passar
O esforço envolvido no exclusivo de PlayStation 4 já rendeu dividendos para a Sony: mais de 4 milhões de cópias do game foram vendidas só nos primeiros três dias após o lançamento.