Tech   Mobile   Hardware   Gadgets   Android

MWC 2018: o que esperar do evento

Os principais produtos que são esperados em uma das maiores feiras de tecnologia do mundo

Por Rafael Romer 23.02.2018 13H30

Um dos principais eventos do calendário anual de tecnologia, o Mobile World Congress (MWC) começa oficialmente na próxima segunda-feira (26), em Barcelona, prometendo mostrar as principais inovações e novos produtos móveis que chegarão às lojas nos próximos meses.

Assim como a CES, em janeiro, o MWC costuma ser vitrine para grandes empresas do setor, como Samsung, Sony e LG, mostrarem as novidades de suas linhas móveis para consumidores finais, mas também para fabricantes de componentes e tecnologias revelarem novos sistemas que devem ser embarcados em dispositivos no futuro – de processadores a displays flexíveis.

Para você não ficar perdido no meio da enxurrada de conteúdo que virá de diretamente de Barcelona entre os dias 26 e dia 1º de março, separamos aqui as principais expectativas e rumores do evento – que inclui uma boa quantidade de dispositivos já confirmados.

Samsung

Após um pequeno hiato no ano passado, quando a empresa resolveu anunciar o Galaxy S8  e Galaxy S8+ em um evento paralelo, em Nova York, a Samsung volta ao MWC para a revelação de seus antecipados novos flagships no próximo domingo (25): o Galaxy S9 e Galaxy S9+.

Como de costume, quase todas as informações sobre os dispositivos já foram vazadas antes de hora e há pouco que não sabemos sobre os novos smartphones da sul-coreana.

Assim como a geração anterior, o S9 deverá trazer bordas reduzidas de display e acabamento metálico. O S9+ deverá trazer duas câmeras na parte traseira, como o Galaxy Note 8, e o sensor de digitais ficará abaixo das lentes – e não mais ao lado, como no péssimo posicionamento do Galaxy S8. Veja nas imagens abaixo:

Rumores indicam que o Galaxy S9 chega com display Super AMOLED QHD de 5,8 polegadas, enquanto o S9+ virá com display de 6,2 polegadas. Ambos trazem o processador Qualcomm Snapdragon 845 ou Exynos 9810, 4 ou 6 GB de RAM.

Os modelos chegam com câmeras de 12 megapixels na parte traseira, com estabilização óptica de imagem e zoom óptico, e uma frontal de 8 megapixel. A bateria do S9 trará 3.100 mAh de bateria e o S9+, 3.600 mAh.

Rumores indicam que o modelo chega às lojas no dia 16 de março. Na Europa, eles devem chegar por € 841, no caso do Galaxy S9, e € 997, para o Galaxy S9+.

Huawei

Terceira maior fabricante de smartphones do mundo em termos de vendas, a chinesa Huawei não deve mostrar o P20, seu próximo flagship, durante a MWC – isso deverá acontecer em um evento já marcado para o dia 27 de março em Paris. Ainda assim, a empresa não deve deixar o congresso passar em branco.

A principal expectativa é da revelação do Huawei Watch 3, sucessor do elogiado Huawei Watch 2, anunciado no ano passado durante a MWC.

Entre os rumores do dispositivo, está a presença de um sensor de reconhece gestos e "desenhos" feitos com o dedo nas costas da mão do relógio – o que foi sugerido por uma nova patente registrada pela Huawei.

Supostamente, a borda do dispositivo também terá oito áreas de interação do dispositivo, que poderão ser usadas para comandos específicos.

Outra possível novidade da empresa seria a apresentação de um novo tablet Mediapad e/ou de novos MateBooks, como sugerido por um tuíte da companhia.

Asus

A taiwanesa Asus também prepara algo para o MWC, com um evento já confirmado para o dia 27 de fevereiro. A expectativa, é claro, é pelo Zenfone 5, Zenfone 5 Max e Zenfone 5 Lite, todos com displays de proporção de 18:9.

Principal modelo da linha, rumores sobre o Zenfone 5 indicam que ele deverá ser parecer com o iPhone X, incluindo a “aba” na parte superior do display e câmera verticais na parte de trás. Nada está confirmado, no entanto.

LG

Tradicionalmente, o MWC é palco para a LG apresentar seu novo flagship para o primeiro semestre de cada ano, mas isso não deve se repetir neste ano.

Rumores indicam que a empresa decidiu recomeçar do zero o desenvolvimento do LG G7, sucessor do bom – ainda que caro – LG G6 do ano passado. Com a decisão, a nova expectativa é que a LG só revele o seu novo smartphone de topo de linha em abril, em um evento próprio.

Ainda sobre smartphones, há uma expectativa de que a LG anuncie uma versão avançada do LG V30, modelo de topo de linha anunciado durante a IFA 2017 para o segundo semestre do ano passado, alem dos novos K10+, K10 e K10α.

Motorola

Nada de flagships por aqui. O Moto Z2 Force ainda é relativamente recém-chegado no mercado, o que indica que a empresa não deverá mostrar novidades na sua linha Z.

No setor dos intermediários, no entanto, há bastante especulação: a principal delas dá conta de que deveremos ver o Moto G6, G6 Plus e G6 Play, com boas especificações e preço camarada.

A expectativa é que o Moto G6 chegue como display Full HD+ de 5,7 polegadas, processador Snapdragon 450 e bateria de 3.000 mAh. Uma versão Plus também deve ser apresentada, com 5,93 polegadas, Snapdragon 630 e bateria de 3.200 mAh. Ambos trariam opções de 3 GB ou 4 GB de RAM e 32 GB ou 64 GB de armazenamento interno.

Além disso, novidades da linha Moto X podem dar as caras, como sugeriram uma imagem vazada do suposto Moto X5.

Nokia

Desde seu retorno das cinzas pelas mãos da finlandesa HMD Global, a Nokia lançou uma boa quantidade de smartphones, mas a antecipação pelo primeiro verdadeiro modelo de topo de linha da companhia, o Nokia 9, é grande.

O Nokia 9 deve chegar com um display QHD OLED de 5,5 polegadas com bordas reduzidas e, supostamente, será resistente à água. Como esperado, o processador será o Snapdragon 845 ou o 835, com 4 GB ou 8 GB de RAM e uma bateria generosa.

Com evento marcado para o domingo, a empresa deverá revelar oficialmente o modelo, ao lado do possível Nokia 7 Plus – que chegaria com o Snapdragon 660, 4 GB de RAM e display de seis polegadas.

Quaisquer que sejam as novidades, Juho Sarvikas, CEO da HMD Global, afirmou que a empresa estava “ocupada” preparando algo para o evento.

Sony

A japonesa chega ao MWC com três modelos já anunciados neste ano, o que coloca o line up de flagships na mira para o evento. A expectativa é que a companhia revelo o Xperia XZ Pro, Xperia XZ2 e Xperia XZ2 Compact durante sua apresentação, que acontece na manhã da segunda-feira (26).

Rumores sobre o Xperia XZ2 sugerem que ele finalmente passará por um redesenho completo, com um display 4K de 5,7 polegadas e bordas reduzidas, processador Snapdragon 845 por baixo do capô e 6 GB de RAM.

A expectativa é que o modelo venha ainda com duas câmeras traseiras  – o primeiro da empresa a adotar a tendência – e dois alto-falantes estéreo frontais. A bateria deverá trazer 3,420 mAh.

MWC 2018

O Mobile World Congress 2018 acontece em Barcelona, na Espanha, na Fira de Barcelona. O evento começa oficialmente na segunda-deira (26) e segue até a quinta-feira (01). As primeiras conferências, no entanto, ocorrem já neste sábado (25).