Novos iPhones não virão com fones de ouvido e carregador
Apple diz que mudança tem como objetivo reduzir impacto ambiental da companhia
No Apple Event desta terça (13), em que a linha de smartphones iPhone 12 foi oficialmente revelada, a companhia revelou que seus novos celulares não virão com fones de ouvido e carregador, sendo acompanhados apenas de um cabo USB-C para Lightining.
- Com novo design e 5G, iPhone 12 é anunciado pela Apple
- Apple anuncia iPhone 12 mini, menor celular 5G no mundo
- Apple anuncia iPhone 12 Pro e iPhone 12 Pro Max
A empresa justifica esta mudança declarando que a remoção destes itens ajudará na diminuição de seu impacto ambiental no planeta, reduzindo seus números de fabricação de itens que requerem a mineração de metais raros. Além disso, sem os fones e o carregador, as caixas dos novos iPhones serão menores, sendo possível mover mais unidades em menor espaço e diminuindo as emissões de carbono no processo.
Rumores de que a Apple planejava a remoção de carregadores no pacote dos iPhones surgiram em junho, e só ganharam mais força em setembro, quando a companhia revelou que o Apple Watch não viria com o acessório.
A medida foi extremamente criticada pelo público, com muitos argumentando que ela tem muito mais foco em aumentar as margens de lucros da Apple do que qualquer tipo de redução no impacto ambiental.
Por outro lado, um estudo sobre lixo eletrônico feito em 2017 indica que a fabricação de carregadores de celular tem um impacto significativo no impacto ambiental da indústria tecnológica, com um milhão de toneladas de acessórios do tipo sendo fabricadas por ano.
A Apple, porém, não deixou explícito se a remoção de carregadores e fones de ouvido dos novos iPhones também fará com que a produção destes itens seja reduzida.
O iPhone 12 básico e Pro chega ao mercado em 26 de outubro, enquanto a linha Pro Max e mini serão lançados em 13 de novembro.