Google também tem apps internos bloqueados pela Apple

Empresa de Mountain View também violou acordo com Apple após distribuir app interno para usuários comuns

Por Rafael Romer 31.01.2019 19H21

Em uma decisão semelhante à tomada nesta quarta-feira (31) contra o Facebook, a Apple decidiu bloquear apps internos do Google no ecossistema iOS.

Segundo o The Verge, versões antigas do Google Maps, Hangouts, Gmail e outras versões beta de aplicativos, usados por funcionários do Google, deixaram de funcionar nesta quinta-feira (31).

"Estamos trabalhando com a Apple para consertar uma interrupção temporária em alguns de nossos aplicativos corporativos para iOS, que esperamos que sejam resolvidos em breve", disse um porta-voz do Google em um comunicado enviado à publicação. A Apple ainda não se pronunciou oficialmente sobre a situação.

A decisão da Apple de bloquear aplicativos internos do Google vem após a revelação de que a companhia de Mountain View distribuiu um aplicativo que deveria ser usado exclusivamente por funcionários para usuários comuns, o chamado Screenwise MeterAssim como o app Facebook Research, o aplicativo do Google contava com privilégios superiores de acesso ao iOS e podia monitorar o uso de internet de smartphones em que estava instalado  em troca de vale-presentes.

Por violar os termos do programa com a Apple, a companhia suspendeu os direitos do Google de rodar esses aplicativos internos – desativando os apps no iOS, como consequência.