Funcionários da Amazon escutam algumas gravações feitas por Alexa

A empresa usa os áudios para melhorar o reconhecimento de diferentes entonações e sotaques

Por Breno Deolindo 11.04.2019 18H50

De acordo com reportagem da Bloomberg, a Amazon tem milhares de funcionários que escutam gravações feitas pela Alexa, a famosa inteligência artificial do Echo.

Os trabalhadores, que se espalham por Costa Rica, India e Romênia, transcrevem esses áudios e repassam o feedback para a Alexa, ajudando-a a compreender melhor as diferentes entonações e sotaques de cada região do mundo.

A revelação tem um tanto de polêmica inserida, principalmente no que diz respeito à privacidade dos usuários. Um caso que se destaca é o de dois trabalhadores na Romênia, que tiveram de ouvir o que poderia ter sido um caso de assédio sexual. De acordo com a reportagem, eles não puderam fazer nada a respeito, já que a Amazon não pode interferir na vida pessoal dos clientes.

A Amazon acabou admitindo que realmente tem funcionários que escutam essas gravações, mas se defendeu nos questionamentos sobre privacidade: "Nós anotamos apenas uma amostra extremamente pequena das gravações de voz da Alexa, com a intenção de melhorar a experiência do consumidor", disse um porta-voz à Bloomberg.

 

Além de confirmar o uso das gravações para melhorar o reconhecimento de voz, a empresa se blindou quanto ao vazamento de dados pessoais: "Os funcionários não tem acesso a informações que possam identificar as pessoas ou as contas. Toda a informação é tratada com alta confidencialidade".