EA patenteia tecnologia para ocupar jogadores por mais tempo
A dificuldade busca uma curva ótima entre desafio e tempo investido
A Electronic Arts desenvolveu a patente para um sistema de dificuldade adaptativa em seus jogos, que aumenta ou diminui o nível de desafio ao longo do jogo de maneira dinâmica. A intenção é buscar a melhor relação entre tempo investido e desafio, sem que a experiência se torne algo frustrante, garantindo assim que os jogadores passem o maior tempo possível engajados em suas sessões.
O registro de patente foi preenchido em outubro de 2020 e publicado apenas agora em março de 2021, sendo descrito como ajustes granulares em elementos dos jogos de maneira a alterar a dificuldade das experiências. Resident Evil 4 e Left 4 Dead já possuem sistema similar de monitoramento do desempenho dos jogadores para adaptar o desafio sem que a experiência seja frustrante. Entretanto, ao que tudo indica, a tecnologia da EA parece ser mais robusta ou talvez diferenciado, além de apenas fornecer mais recursos ou garantir alguns bonus e incrementos ao jogador para que ele consiga superar os desafios.
No reusmo da patente, fica claro que o sistema consegue "revisar o histórico de atividade do jogadores respeitando um ou mais jogos para projetar um modelo ideal de retenção." Em teoria isso garantiria que os jogos conseguissem, analisando o perfil de cada jogador, fornecer um nível de dificuldade ótimo para cada um de acordo com quanto tempo um jogador investiria, por exemplo, em uma luta contra um chefe antes de desistir, possibilitando que a dificuldade seja alterada de maneira orgânica, garantindo assim que o jogador irá vencer aquele desafio antes de perder a paciência.
A dificuldade dos jogos sempre foi pauta de discussão em diversos níveis, seja com jogadores advogando em favor de "quanto mais difícil melhor" ou em favor de "difícil já me basta a vida", e essa estratégia da EA pode ser uma alternativa interessante para garantir que seus jogos sempre sejam acessíveis, ao menos no quesito dos desafios, ao maior número possível de pessoas.