Ao redor do mundo, pessoas com a possibilidade de trabalhar de casa têm adotado o home office como alternativa de distanciamento social por conta da pandemia do novo coronavírus, causador da COVID-19.

No entanto, manter a produtividade estando fisicamente no escritório ou trabalhando de casa são desafios bem diferentes. Apesar do conforto e comodidade, o home office tende a sofrer com as inúmeras distrações domésticas, além de não favorecer a coordenação entre equipes.

Por sorte, uma série de serviços e aplicativos oferecem boas alternativas para manter a produtividade – seja para organizar melhor seu tempo ou para te ajudar a evitar distrações. Confira abaixo:

Evernote

Uma das soluções de produtividade mais conhecidas do mercado, o Evernote é uma espécie de canivete suíço da organização, reunindo funções para a criação de notas, lembretes e gerenciamento documentos, sejam eles arquivos de texto, imagens ou conteúdo tirados da web.

Além de organizar todas as informações e documentos em uma só conta, o aplicativo também permite mantê-las sincronizadas através de todos seus dispositivos – para que você puder acessá-los onde estiver.

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Divulgação/Evernote

Toggl

Um dos maiores desafios do home office é a gestão do tempo. Entender o quanto exatamente de tempo você está investindo em cada tarefa pode ser uma ótima forma de se organizar melhor para realizar seu trabalho com mais tranquilidade.

O aplicativo Toggl tem exatamente este função, permitindo que usuários organizem seu tempo em diferentes tarefas de forma intuitiva, monitorando quanto tempo passaram realizando cada uma delas.

O serviço é pago, mas permite um test drive gratuito.

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Reprodução/Toggl

Daywise

Voltado para dispositivos Android, o Daywise é uma espécie de gerenciador de notificações que define quando e como o usuários receberá lembretes do smartphone.

Ao invés de receber notificações distrativas a toda hora, o app permite que você estabeleça um "horário de trabalho", dentro do qual notificações desimportantes não serão mostradas. Ao fim do horário, todas as notificações aparecerão novamente para o usuário.

É possível, é claro, determinar apps ou pessoas "VIPs", que terão suas notificações mostradas mesmo durante o horário de bloqueio.

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Reprodução/Daywise

Zapier

Focado em automação, o aplicativo Zapier se conecta com outros serviços para permitir que o usuário crie suas própria rotinas do tipo "se/então".

Mas o que isso significa? Bom, um exemplo seria criar uma rotina para armazenar automaticamente no Dropbox qualquer arquivo recebido por anexo através do Gmail – e, na sequência, receber uma notificação no Slack sobre o novo documento.

São inúmeros usos possíveis, através de plataformas como Gmail, Twitter, Google Calendar, Slack, Trello, Google Drive e mais.

O aplicativo tem planos corporativos pagos, mas também conta com uma versão gratuita com usabilidade limitada.

Reprodução/Zapier

Todoist

Parte importante de cumprir tarefas é saber organizá-las e priorizá-las. Esse é exatamente o objetivo do aplicativo Todoist, um serviço simples para criar listas de coisas a fazer que permite definir a importância de cada tarefa.

Além de prioridades, o app permite que o usuário agrupe tarefas a fazer em diferentes categorias e horários, o que facilitar ainda mais a visualização do conteúdo.

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Reprodução/Todoist