Sony trabalha em reboots de Silent Hill e Silent Hills, indica rumor
Novas versões contariam com diretor do jogo original e Kojima Productions, respectivamente
De acordo com o site Rely on Horror, a Sony estaria trabalhando para reviver a série Silent Hill, tanto com um reboot da franquia com veteranos da equipe original quanto com a revitalização de Silent Hills, projeto cancelado de Hideo Kojima.
O site indica que duas fontes independentes trouxeram informações sobre estes projetos, que ao que tudo indica são totalmente independentes um do outro.
"Nossa primeira fonte, que passamos a confiar bastante, indica que Keiichiro Toyama (diretor e roteirista do Silent Hill original de 1999) e Akira Yamaoka (compositor da maior parte da franquia) também estão retornando ao lado de Masahiro Ito [designer de criaturas dos quatro primeiros jogos]", diz a notícia. "O trio comandará um 'soft reboot' da série Silent Hill, possivelmente chamada apenas de Silent Hill."
O texto também indica que o SIE Japan Studio está envolvido no projeto, incluindo possivelmente membros do grupo Project Siren, responsável pelo jogo episódio Siren: Blood Curse para PlayStation 3, sendo parcialmente ou totalmente responsável pelo desenvolvimento do jogo.
"Nossa fonte diz que o título está sendo trabalhado por cerca de um ano. Nossa segunda fonte — que não tem conexão com a primeira — estava ciente da participação de Ito em um novo título de Silent Hill e nos informou sobre isso há algum tempo."
A segunda informação do Rely on Horror, por sua vez, deu mais informações sobre a possível volta de Silent Hills, projeto cancelado de Hideo Kojima quando ainda trabalhava na Konami, com a Sony trabalhando como mediadora entre o designer e a companhia.
"O segundo título de Silent Hill referenciado em rumores anteriores ainda está sendo finalizado no momento, mas parece que pode acabar sendo Silent Hills, o famosamente cancelado jogo de Hideo Kojima", diz a nota.
"De acordo com nossa primeira fonte, a Sony está trabalhando para consertar o relacionamento entre a Kojima Productions e a Konami com objetivo de ressuscitar o jogo devido ao nível de repercussão e demanda contínua por ele cinco anos depois do cancelamento; nossa segunda fonte compartilhou esta mesma informação conosco no passado. Podemos reportar sobre ela com alguma confiança de sua legitimidade."
O site diz até que o projeto de Kojima, que ainda está sendo negociado, envolverá a próxima geração do PlayStation VR para o PS5, e que supostamente teria sido comparado a uma experiência ao estilo da Telltale Games, de The Walking Dead, e da Supermassive Games, de Until Dawn e a antologia The Dark Pictures.
Dusk Golem, usuário do Twitter conhecido por suas infromações confiáveis quanto à série Resident Evil, também citou os rumores em uma thread, mas procurou ressaltar que não tem certeza completa de sua legitimidade.
"[...]APARENTEMENTE se isso tudo for verdade, a Sony fez algum acordo com a Konami, e os direitos aos dois títulos foram dados à Sony", escreveu em um tweet. "Isso soa inacreditável porque geralmente eles não financiam nenhuma propriedade que não lhes pertençam, [embora] tecnicamente tenham feito antes, como em Spider-Man, mas ainda é raro e soou improvável para mim. Também posso confirmar NESTE MOMENTO que a Sony não comprou a propriedade intelectual, porque outra coisa que sei é que a Konami está atualmente procurando interessados para adquirir outras tipos de mídia de Silent Hill."
"Eu até ouvi sobre o jogo do Kojima, que não é algo concreto ainda mas está em negociações, que a Sony e a Konami estão falando em dividir a contar para ajudar no financiamento do jogo abertamente, o que deixa implícito que a Sony não é dona da propriedade", continuou. "Mas aparentemente há alguma coisa envolvendo todas as partes para fazer com que isso possa acontecer. Tenho certeza que exclusividade é parte disso mas não tenho certeza de todos os detalhes para compartilhar abertamente. Novamente, a coisa com o Kojima ainda está em negociações, não em desenvolvimento ainda então quero falar menos disso por ainda ser algo ambíguo."
O insider também corroborou as informações sobre o reboot e o envolvimento de Toyama e Yamaoka no projeto.
"Uma última coisa, embora as coisas mudem no desenvolvimento ouvi que o soft reboot vai se chamar simplesmente 'Silent Hill', e como o termo deixa implícito não é um reboot para a série inteira, mas está sendo feito para que alguém possa jogá-lo como seu primeiro jogo de SH sem problemas. Independente."
Antes do cancelamento de Silent Hills, em 2015, o último jogo da série foi Silent Hill: Book of Memories para o PlayStation Vita em 2012 — e, tecnicamente, P.T. em 2014.