Review: Crash Team Racing: Nitro Fueled

Reedição do clássico game de corrida atualiza o que precisa e mantém a essência

Por Bruno Silva 03.07.2019 15H34

Por mais contraditório que pareça, Crash Team Racing: Nitro Fueled não se sobressai quando reproduz com fidelidade o game original de 1999, mas sim quando agrega novos elementos a ele, seja em conteúdo, seja por trás de seus polígonos.

A existência deste remake/remaster (ou seja qual a terminologia que a Activision gosta de usar para esses projetos) era inevitável após o sucesso de Crash Bandicoot N. Sane Trilogy. A recriação dos três primeiros jogos do mascote para a atual geração de consoles deu tão certo que o próximo passo seria resgatar o jogo de corrida que sucedeu a trilogia, com um impacto e influência para o primeiro PlayStation tão grande quanto o dos games de plataforma.

Há vinte anos, Crash Team Racing deu ao console da Sony um derivado de corrida com um personagem carismático na mesma pegada de sua rival Nintendo, mas com uma jogabilidade tão diferente que a comparação entre os dois, embora seja frequente, é descabida. Os games de corrida de Crash se baseiam em uma lógica totalmente diferente, focada em um sistema de impulsos por derrapagem que adiciona uma complexidade técnica as disputas.

Essa característica é reproduzida com fidelidade na nova versão, com a devida atualização gráfica. Já que este é um dos principais chamarizes de Nitro Fueled, vamos falar dele: é impressionante o nível de melhorias realizado na remasterização de CTR.

Ao contrário de N. Sane Trilogy, que se limitou a fazer upgrades gráficos de fases já conhecidas, onde muita coisa acontecia na tela, Nitro Fueled realiza verdadeiras transformações nas pistas do CTR original. Embora o traçado se mantenha o mesmo, os circuitos mal lembram suas versões antigas, tamanha a diferença nos detalhes e nos cenários (destaco aqui três fases onde a diferença é claríssima: "Coco Park", "Dragon Mines" e "Papu’s Pyramid").

Seguindo a cartilha das edições mais recentes de Mario Kart, as pistas renovadas de CTR Nitro Fueled são um deleite aos olhos, um “mundo que engole tempo, espaço e consciência, mas nunca a diversão”, como bem diz nossa resenha sobre Mario Kart 8.

Neste ponto, Nitro Fueled é um trabalho de adaptação muito superior ao de N. Sane Trilogy. No remaster dos games de plataforma de Crash, o estúdio Vicarious Visions se limitou a atualizar os gráficos dos títulos originais, sem muito espaço para mudanças - especialmente debaixo do capô, resultando em um jogo com nítidos problemas em plataformas que, embora incrível no quesito visual, dá algumas dores de cabeça desnecessárias na hora de jogar.

Crédito: OsbosPlays/YouTube

Ao contrário da Vicarious Visions, o estúdio Beenox, que faz o remaster de CTR, faz atualizações gráficas nas pistas, mas também refina a jogabilidade para que elas se adaptem a cenários novos repletos de detalhes, mantendo intacta a sensação de correr existente no game de 1999. Há alguns problemas, é claro, em especial nos temos de loading enormes, mas, no geral, o resultado é bastante positivo.

Conteúdo extra

Além da jogabilidade, Nitro Fueled também faz atualizações bem vindas de conteúdo e modos de jogo que tornam o pacote ainda mais completo em relação ao jogo original.

Para começar, Nitro Fueled traz, também remasterizados, todos os personagens e pistas de Crash Nitro Kart, game de corrida do mascote lançado em 2003 para PlayStation 2, GameCube, Xbox, Game Boy Advance e N-Gage (e que, por ironia do destino, foi desenvolvido pela Vicarious Visions).

Sendo assim, o remaster traz praticamente dois jogos em um arquivo só. Para completar, a remasterização também traz muito mais opções de customização de carros, acessórios e skins de personagens.

Divulgação/Activision

Para completar, o modo Aventura, um dos carros-chefe do jogo no qual as pistas estão espalhadas por um mapa-múndi explorável, em uma história na qual é preciso derrotar o vilão Nitrous Oxide, permite que você mude de personagens e mude o seu carro no decorrer da aventura - o jogo original obrigava você a utilizar o mesmo corredor do início ao fim.

Um toque adicional que também merece ser ressaltado é a localização completa do game para português do Brasil, incluindo legendas e dublagem.

Com uma atualização gráfica excelente e uma adição enorme de conteúdo, Crash Team Racing Nitro Fueled é uma ótima maneira de reviver um clássico dos games, com uma experiência que agrega o que já havia no título original, mas não modifica sua essência.

Nota do crítico