Mortal Kombat: A personagem mais leal da franquia
O braço leal de Edenia
Mortal Kombat é composto por um mosaico singular de personalidades. Muito da complexidade do mundo criado pela NetherRealm se firma nas identidades “acinzentadas” dos personagens, que não medem esforços ou métodos para alcançar os próprios objetivos.
É por isso que, em meio a tantos personagens com motivações próprias, uma se destaca pelo altruísmo. A lutadora em questão é Jade, que, desde os primórdios da franquia, comprova ser uma guerreira que coloca aqueles que ama acima de tudo e todos.
O braço leal de Edenia
Apesar de ter sido introduzida no segundo jogo da série, só conhecemos Jade, de fato, em Ultimate Mortal Kombat 3, de 1995. Aliada da princesa Kitana e defensora da coroa de Edenia, a guerreira se provou uma assassina formidável sob o comando de Shao Kahn.
A destreza da edeniana em batalha é, de fato, notável: entre os adversários derrotados ao longo da série estão Kollector, Baraka, Reptile, Smoke, Kotal Kahn e outros. Porém, o traço da assassina que se manteve imutável é a confiabilidade.
Em diferentes situações, Jade ressistiu à corrupção e aos próprios impetos egoístas para se manter fiel a Kitana.
É o que vemos, por exemplo, em Ultimate Mortal Kombat 3, quando a guerreira se vê dividida entre seguir as ordens de Shao Kahn, imperador de Outworld, que havia anexado Edenia, ou defender a amiga. Isso porque, após se declarar responsável pelo assassinato de Mileena, Kitana é condenada por Kahn, que envia Jade e Reptile para caçar a princesa.
Inocentemente, Jade acredita que Kahn quer Kitana capturada viva. Porém, ao descobrir que Reptile foi secretamente instruído para trazer a princesa de volta custe o que custar, a assassina trai Shao Kahn para derrotar Reptile e salvar Kitana.
Amizade inabalável
A amizade que Jade nutre por Kitana é realmente inabalável, resistindo até mesmo às provações de Deadly Alliance. No jogo, Kitana é morta pela Aliança Mortal, mas é ressuscitada por Onaga, o Rei Dragão.
Contudo, o mesmo feitiço que trouxe a princesa de volta a tornou refém do controle do vilão. Sendo assim, em Mortal Kombat: Deception, Jade se viu forçada a batalhar com a amiga, que mantinha a Rainha Sindel, de Edenia, prisioneira.
Jade derrota Kitana, mas não a mata. Em vez disso, a guerreira prende a amiga derrotada em uma gaiola, de forma que pudesse libertar Sindel.
Ainda sob os efeitos da lavagem cerebral, Kitana chama a atenção dos guardas, forçando Jade a fugir com Sindel e deixar a princesa para trás.
Talvez a maior prova da lealdade da guerreira aconteça no Mortal Kombat de 2011. Na linha do tempo reiniciada, Jade e Kitana entram em conflito mais de uma vez, visto que a princesa perde a paciência diante dos esforços da amiga em protegê-la.
O atrito tem início quando Jade percebe a desaprovação de Shao Kahn em relação ao comportamento de Kitana, implorando para que a princesa se comporte adequadamente. A irritação de Kitana fica ainda maior quando Jade pede para que ela desista de entrar nos Poços de Carne.
A paciência de Kitana se esgota, e as duas travam uma batalha da qual a princesa sai vitoriosa. No fim, porém, Jade estava certa, e Kitana acaba aprisionada por Shao Kahn.
Percebendo que sua lealdade a Kahn colocou sua melhor amiga em perigo, Jade novamente se rebela contra seu líder para libertar Kitana na Torre. Uma amiga e tanto, não é mesmo?
Jade está em Mortal Kombat 1?
Até o momento, Jade não está confirmada em Mortal Kombat 1. Em vídeos divulgados do segundo reboot da série, o nome da assassina é brevemente mencionado por Liu Kang, que, em uma interação com Kitana antes da partida, diz à princesa para ficar próxima de Jade, algo que seria fundamental para o futuro dela.
Se esse for o caso, torcemos para que o traço mais notável da personagem permaneça inalterado.
LEIA MAIS
- Mortal Kombat 1: Vazamento mostra elenco completo
- Mortal Kombat 1: Van Damme ganha primeira cena como Johnny Cage
- Mortal Kombat: O personagem não terráqueo que se livrou de Outworld
Mortal Kombat 1 chega em 19 de setembro para PlayStation 5, Xbox Series, Nintendo Switch e PC. Veja nossas primeiras impressões tanto da história quanto do inédito modo Invasions.
Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok ou converse com o pessoal da redação no Discord.
Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!