CBLoL mira mercado internacional com transmissões em inglês

Brazil Gap? Riot Games revela iniciativa para levar partidas para outras audiências

Por Rodrigo Guerra 18.01.2023 13H00

A comunidade brasileira é uma das mais ativas e apaixonadas nos esports e de acordo com o head de esports da Riot Games, Carlos Antunes, o Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLoL) vai levar essa energia para a comunidade internacional em 2023 com uma série de iniciativas que incluem transmissões em inglês e aproximação com times estrangeiros.

A informação foi dividida com jornalistas na última terça-feira (17) e, segundo Carlos, nos últimos anos a Riot Games vem observando o engajamento do cenário brasileiro e agora vai levar as partidas do CBLoL para um público mais amplo com transmissões em português.

“É uma parceria que a gente está fazendo junto com o time global de esports de League of Legends”, diz Carlos, “em que os canais globais da Riot já transmitem as ligas maiores em inglês, para que a gente tenha uma apresentação dessas ligas para as audiências internacionais”, disse.

De acordo com o executivo, as transmissões serão produzidas pela própria Riot Global nos canais que transmitem as maiores ligas em inglês. “A partir deste ano, o CBLoL estará em inglês, encantando e se apresentando para vários fãs internacionais de todo mundo, porque a gente já sabe que há esse interesse pelo CBLoL”, completou.

Torcida brasileira é um dos principais motivos para investimento global da Riot Games (Foto: Bruno Alvares/Riot Games)

O motivo, segundo Carlos, vem de anos de observação da comunidade brasileira que, mesmo não tendo bons resultados nos torneios internacionais, consegue atrair um grande número de espectadores. 

“O pensamento era: como é possível uma região que é linguisticamente isolada do resto do mundo ter esse engajamento? E muito disse se deve à comunidade brasileira no Reddit que mostrava vídeos de brasileiros chegando e torcendo. Há dois anos a gente já vinha trabalhando para estar entre os grandes, no sentido de comunidade, curva de crescimento de performance e nessa provocação ‘o que o CBLoL tem que nenhuma outra liga tem e que a gente possa apresentar como conteúdo novo?’. Do ano passado para cá, isso ficou cada vez mais forte no time global”, contou.

Riot também vê força do Valorant no cenário internacional (Foto: Bruno Alvares/Riot Games)

O alto grau de investimento para levar os torneios brasileiros para o cenário internacional tem como base a torcida e audiência brasileira. “Esse trabalho foi em parte nosso [Riot Brasil] tentando apresentar os nossos resultados em termos de engajamento, sentimento de torcida e o crescimento das audiências brasileiras em torneios internacionais. E no VALORANT foi a mesma coisa: as audiências brasileiras no Masters e Champions são cada vez mais significativas”, comentou.

Para Carlos, a comunidade brasileira tem peso também em outros esports da Riot Games, como é o caso de VALORANT que também está recebendo investimentos, desta vez visando o cenário brasileiro, onde a empresa vai levar uma equipe de transmissão para os EUA por seis meses e produzir conteúdo para o Brasil diretamente do VCT Américas, o campeonato internacional no formato de franquia.

Além disso, o investimento é justificado por conta da recuperação da audiência do CBLoL no pós-pandemia. “Inclusive a nossa própria recuperação no pós-pandemia foi mais acentuada do que em outras regiões e percebemos que nossa região tem esse potencial. Foi um trabalho que começou há muito tempo, de mostrar que o CBLoL não é uma liga isolada em termos de ‘jamais faria sentido para qualquer outra pessoa do mundo’. Na verdade a gente traduz alguns dos maiores valores que o League of Legends tem nos esports: a paixão do público”, afirmou.

Para reforçar, Carlos diz que a Riot sabe do interesse internacional pelos fãs da América do Sul assistindo o CBLoL regularmente, de times de países vizinhos treinando nos servidores brasileiros, da comunidade nos EUA que observa e analisa o LoL nacional. Segundo ele, “é uma oportunidade para a Riot Global ter o CBLoL em seu portfólio para outros públicos".

Leia mais

O torneio brasileiro da Riot Games volta no dia 21 de janeiro sempre a partir das 13h (de Brasília) com a presença de público na Arena CBLoL, em São Paulo. Você pode acompanhar todas mudanças e novidades do CBLoL  2023 no nosso guia para o campeonato.


Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok. Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!