CBLoL mira mercado internacional com transmissões em inglês
Brazil Gap? Riot Games revela iniciativa para levar partidas para outras audiências
A comunidade brasileira é uma das mais ativas e apaixonadas nos esports e de acordo com o head de esports da Riot Games, Carlos Antunes, o Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLoL) vai levar essa energia para a comunidade internacional em 2023 com uma série de iniciativas que incluem transmissões em inglês e aproximação com times estrangeiros.
A informação foi dividida com jornalistas na última terça-feira (17) e, segundo Carlos, nos últimos anos a Riot Games vem observando o engajamento do cenário brasileiro e agora vai levar as partidas do CBLoL para um público mais amplo com transmissões em português.
“É uma parceria que a gente está fazendo junto com o time global de esports de League of Legends”, diz Carlos, “em que os canais globais da Riot já transmitem as ligas maiores em inglês, para que a gente tenha uma apresentação dessas ligas para as audiências internacionais”, disse.
De acordo com o executivo, as transmissões serão produzidas pela própria Riot Global nos canais que transmitem as maiores ligas em inglês. “A partir deste ano, o CBLoL estará em inglês, encantando e se apresentando para vários fãs internacionais de todo mundo, porque a gente já sabe que há esse interesse pelo CBLoL”, completou.
O motivo, segundo Carlos, vem de anos de observação da comunidade brasileira que, mesmo não tendo bons resultados nos torneios internacionais, consegue atrair um grande número de espectadores.
“O pensamento era: como é possível uma região que é linguisticamente isolada do resto do mundo ter esse engajamento? E muito disse se deve à comunidade brasileira no Reddit que mostrava vídeos de brasileiros chegando e torcendo. Há dois anos a gente já vinha trabalhando para estar entre os grandes, no sentido de comunidade, curva de crescimento de performance e nessa provocação ‘o que o CBLoL tem que nenhuma outra liga tem e que a gente possa apresentar como conteúdo novo?’. Do ano passado para cá, isso ficou cada vez mais forte no time global”, contou.
O alto grau de investimento para levar os torneios brasileiros para o cenário internacional tem como base a torcida e audiência brasileira. “Esse trabalho foi em parte nosso [Riot Brasil] tentando apresentar os nossos resultados em termos de engajamento, sentimento de torcida e o crescimento das audiências brasileiras em torneios internacionais. E no VALORANT foi a mesma coisa: as audiências brasileiras no Masters e Champions são cada vez mais significativas”, comentou.
Para Carlos, a comunidade brasileira tem peso também em outros esports da Riot Games, como é o caso de VALORANT que também está recebendo investimentos, desta vez visando o cenário brasileiro, onde a empresa vai levar uma equipe de transmissão para os EUA por seis meses e produzir conteúdo para o Brasil diretamente do VCT Américas, o campeonato internacional no formato de franquia.
Além disso, o investimento é justificado por conta da recuperação da audiência do CBLoL no pós-pandemia. “Inclusive a nossa própria recuperação no pós-pandemia foi mais acentuada do que em outras regiões e percebemos que nossa região tem esse potencial. Foi um trabalho que começou há muito tempo, de mostrar que o CBLoL não é uma liga isolada em termos de ‘jamais faria sentido para qualquer outra pessoa do mundo’. Na verdade a gente traduz alguns dos maiores valores que o League of Legends tem nos esports: a paixão do público”, afirmou.
Para reforçar, Carlos diz que a Riot sabe do interesse internacional pelos fãs da América do Sul assistindo o CBLoL regularmente, de times de países vizinhos treinando nos servidores brasileiros, da comunidade nos EUA que observa e analisa o LoL nacional. Segundo ele, “é uma oportunidade para a Riot Global ter o CBLoL em seu portfólio para outros públicos".
Leia mais
- Guia do CBLoL 2023: Jogos, datas, times e tudo sobre o 1º split
- LoL: brTT anuncia saída da paiN Gaming: “Caminhos diferentes”
- Acesso total: os bastidores do Fluxo no CBLoL
O torneio brasileiro da Riot Games volta no dia 21 de janeiro sempre a partir das 13h (de Brasília) com a presença de público na Arena CBLoL, em São Paulo. Você pode acompanhar todas mudanças e novidades do CBLoL 2023 no nosso guia para o campeonato.
Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok. Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!