CBLOL: relembre todas as finais do campeonato

Competições nacionais de League of Legends começaram em 2012 no país, e têm muita história a contar

Por Breno Deolindo 15.04.2024 12H32

O campeonato brasileiro de League of Legends, vulgo CBLOL, já tem mais de 10 anos de história. Começando em 2012, num humilde estande da Brasil Game Show, o torneio ganhou as massas e já usou o palco de grandes arenas pelo Brasil. Para relembrar alguns desses palcos e, também, todos os campeões nacionais de LoL, o The Enemy preparou uma lista com todas as finais já disputadas na história do CBLOL:

2012: vTi Ignis 2x0 vTi Nox

Foto: Divulgação/Riot Games
  • vTi Ignis: Mylon, Rafes, Snowlz, manajj, Alocs
  • vTi Nox: Leko, Volcan, yeTz, Loop, Gutso

O primeiro Campeonato Brasileiro de League of Legends, que ainda nem tinha a alcunha de CBLOL, aconteceu na BGS 2012, entre os dois elencos da vTi. A Ignis levou a melhor por 2x0, consagrando uma campanha em que não perdeu nenhuma partida — todas suas vitórias foram por 2x0.

2013: paiN Gaming 3x1 CNB

Foto: Divulgação/Riot Games
  • paiN: Venon, SirT, Kami, brTT, Espeon
  • CNB: Leko, Danagorn, takeshi, manajj, Alocs

No WTC Golden Hall, a dupla de bot lane manajj e Alocs não conseguiu o bicampeonato nacional. A conquista marca o primeiro troféu de brTT, que lidera todos os jogadores na história do LoL nacional com 6 títulos, e também a primeira final da paiN, que já chegou em 10 decisões e tem 3 taças.

2014 - 1º split: Keyd Stars 3x2 paiN

  • Keyd: Mylon, Winged, SuNo, brTT, Loop
  • paiN: Lactea, SirT, Kami, owN, Olleh

A aposta da Keyd nos históricos sul-coreanos SuNo e Winged se pagou no único título da organização até os dias de hoje. O elenco estrelado ainda tinha brTT e Mylon, que já haviam vencido o campeonato nos dois anos anteriores. A final do torneio, que já havia adotado o “apelido” CBLOL, foi sediada em Fortaleza, no Ceará — a primeira vez que a decisão não acontecia em São Paulo.

2014 - 2º split: KaBuM 3x1 CNB

Foto: Riot Games
  • KaBuM: LEP, Danagorn, tinowns, Minerva, Dans
  • CNB: Leko, Revolta, takeshi, manajj e Alocs

Os Ninjas foram o primeiro time nacional a conquistar uma vaga em um torneio internacional da Riot Games. Após a vitória no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, a KaBuM foi para o Wildcard Internacional e jogou o Worlds daquele ano, e ficou marcada por “salvar” a Cloud9 de uma queda na fase de grupos. Após vencer a Alliance, os brasileiros permitiram que o time norte-americano avançasse aos playoffs.

2015 - 1º split: INTZ 3x0 Keyd Stars

Foto: Riot Games
  • INTZ: Yang, Revolta, tockers, micaO, jockster
  • Keyd Stars: Mylon, DayDream, takeshi, Emperor, Loop

O primeiro título do elenco conhecido como Exodia foi também o primeiro da INTZ, que é a única organização a conseguir cinco troféus do CBLOL. Com a conquista, os brasileiros avançaram para o Wildcard, que valia vaga no primeiro Mid-Season Invitational (MSI) de todos os tempos, mas perderam por 3x1 para o Beşiktaş e ficaram de fora.

2015 - 2º split: paiN Gaming 3x0 INTZ

Foto: Bruno Alvares/Riot Games
  • paiN: Mylon, SirT, Kami, brTT, Dioud
  • INTZ: Yang, jockster, tockers, micaO, Alocs

Uma das finais mais icônicas na história do CBLOL: sediado no Allianz Parque, o confronto consolidou a rivalidade histórica entre paiN e INTZ, e até hoje é lembrado pelo backdoor de Mylon para encerrar a terceira partida. A paiN passou pelo Wildcard e jogou o Worlds daquele ano, fazendo a campanha que até hoje é lembrada como a melhor de um time brasileiro no mundial.

2016 - 1º split: INTZ 3x0 Keyd Stars

Foto: Bruno Alvares e Pedro Pavanato/Riot Games
  • INTZ: Yang, Revolta, tockers, micaO, jockster
  • Keyd Stars: Robo, Turtle, takeshi, esA, Baiano

O Exodia se remontou para mostrar que era um elenco a ser temido: com o retorno de Revolta, a INTZ atropelou a Keyd e mais uma vez ficou de fora do MSI após ser derrotada pela SuperMassive, da Turquia.

2016 - 2º split: INTZ 3x1 CNB

Foto: Bruno Alvares/Riot Games
  • INTZ: Yang, Revolta, tockers, micaO, jockster
  • CNB: LEP, Minerva, tinowns, pbo, Wos

No Ginásio do Ibirapuera, que só voltaria a receber uma final de CBLOL em 2022, a INTZ consagrou a dinastia do Exodia com mais uma vitória. O time foi para o Wildcard e dessa vez conseguiu a vaga no Worlds 2016, onde conseguiu a histórica vitória em cima da EDward Gaming.

2017 - 1º split: RED Canids 3x0 Keyd Stars

Foto: Bruno Alvares e Pedro Pavanato/Riot Games
  • RED Canids: Robo, Nappon, YoDa, tockers, brTT, sacy, Dioud
  • Keyd Stars: Yang, Revolta, takeshi, esA, Zirigui

O primeiro título da RED Canids veio no Recife, com vitória tranquila sobre a Keyd Stars — inclusive, a final também marcou o quinto vice de takeshi, recordista do CBLOL nesse quesito. A Matilha ainda garantiu vaga para o MSI 2017, que foi sediado no Rio de Janeiro e viu os brasileiros ficarem a um jogo de passar da Fase de Entrada.

2017 - 2º split: Team oNe 3x1 paiN Gaming

Foto: Bruno Alvares, Pedro Pavanato e Cesar Augusto/Riot Games
  • Team oNe: VVert, 4lan, Brucer, Marf, Absolut, RedBert
  • paiN: Mylon, Tay, Kami, Matsu, Loop

O único título dos Golden Boys aconteceu no Mineirinho, em Belo Horizonte (MG), com uma grande zebra. A paiN chegava favorita para a decisão e viu os adversários passarem para o Worlds 2017, onde não conseguiram sair da Fase de Entrada.

2018 - 1º split: KaBuM 3x2 Vivo Keyd

Foto: Bruno Alvares e Pedro Pavanato/Riot Games
  • KaBuM: Zantins, Ranger, dyNquedo, TitaN, Riyev
  • Vivo Keyd: Yang, Revolta, tockers, jockster, micaO

O Exodia finalmente caiu: a KaBuM apostou em TitaN, que ainda era uma jovem promessa na época, e colheu os frutos com seu segundo título na história, avançando para o MSI 2018. Ironicamente, os Ninjas superaram o único elenco que havia conquistado dois títulos consecutivos até então — e igualaram a marca na etapa seguinte.

2018 - 2º split: KaBuM 3x2 Flamengo

Foto: Bruno Alvares, Cesar Galeão e Pedro Pavanato/Riot Games
  • KaBuM: Zantins, Ranger, dyNquedo, TitaN, Riyev
  • Flamengo: Jisu, Shrimp, Goku, brTT, esA

O Flamengo fez sua estreia no CBLOL em grande estilo, chegando à grande final, em Porto Alegre (RS) já na primeira participação no campeonato. Entretanto, os Ninjas estragaram a festa rubro-negra com mais uma conquista, a segunda naquele ano e a terceira na história da organização, além de garantir a vaga no Worlds 2018.

2019 - 1º split: INTZ 3x2 Flamengo

Foto: Bruno Alvares e Pedro Pavanato/Riot Games
  • INTZ: Tay, Shini, Envy, Mills, RedBert
  • Flamengo: Robo, Shrimp, Goku, brTT, Luci

Extremamente favorito, o Fla bateu na trave mais uma vez. Mesmo depois de atropelar os Intrépidos no primeiro jogo da série, os rubro-negros viram uma remontada histórica da INTZ, que garantiu seu quarto título na história e uma vaga no MSI 2019.

2019 - 2º split: Flamengo 3x2 INTZ

Foto: Bruno Alvares, Pedro Pavanato e Cesar Augusto/Riot Games
  • Flamengo: Robo, Shrimp, Goku, brTT, Luci
  • INTZ: Tay, Shini, Envy, micaO, RedBert

O Flamengo finalmente saiu da fila com uma doce vingança em cima da INTZ. Na Jeunesse Arena, no Rio de Janeiro, os rubro-negros conseguiram seu único título na história em série extremamente disputada, garantindo também a vaga no Worlds 2019.

2020 - 1º split: KaBuM 3x0 Flamengo

Foto: Riot Games
  • KaBuM: Parang, Wiz, Tutsz, DudsTheBoy, Ceos
  • Flamengo: WooFe, Ranger, Goku, Absolut, Jojo

A primeira final online do CBLOL, devido à pandemia, marcou o quarto título da KaBuM. O split até começou de maneira presencial, mas o avanço do Covid-19 forçou a Riot Games a realizar o restante do campeonato de forma remota. O MSI 2020 foi cancelado, e os Ninjas acabaram sem ter uma competição internacional para disputar.

2020 - 2º split: INTZ 3x1 paiN Gaming

Foto: Bruno Alvares/Riot Games
  • INTZ: Tay, Shini, Envy, micaO, RedBert
  • paiN: Robo, Cariok, tinowns, brTT, esA

Ainda em tempos de pandemia, com a diminuição dos casos de Covid-19 a Riot optou por realizar a final de forma presencial, mas em isolamento. Os jogadores disputaram a decisão no topo de um arranha-céu em São Paulo, e a INTZ levou a melhor, garantindo vaga no Worlds 2020.

2021 - 1º split: paiN Gaming 3x1 Vorax

Foto: Reprodução/paiN Gaming
  • paiN: Robo, Cariok, tinowns, brTT, Luci
  • Vorax: fNb, Yampi, Krastyel, Matsu, Wos

O terceiro título da paiN veio de forma online, vencendo a Vorax. Vale destacar que a campanha dos Tradicionais nos playoffs teve o primeiro Reverse Sweep (sair perdendo de 2x0 e virar para 3x2) na história do CBLOL, contra a LOUD. O time avançou para o MSI 2021, onde conseguiu duas vitórias mas parou na primeira fase.

2021 - 2º split: RED Canids 3x1 Rensga

Foto: Bruno Alvares/Riot Games
  • RED Canids: Guigo, Aegis, Grevthar, TitaN, Jojo
  • Rensga: Kiari, Croc, Yuri, Trigo, Damage

Encerrando os anos de pandemia, a Matilha conseguiu o segundo título na sua história no Pão de Açúcar, ainda sem a presença de torcida. A taça, que deu vaga no Worlds 2021 pra Matilha, ainda viabilizou o feito inédito da RED, que seria concretizado no split seguinte: dois títulos consecutivos em anos diferentes.

2022 - 1º split: RED Canids 3x2 paiN Gaming

Foto: Bruno Alvares e Cesar Galeão/Riot Games
  • RED Canids: Guigo, Aegis, Grevthar, TitaN, Jojo
  • paiN: Wizer, Cariok, dyNquedo, Trigo, Damage

Terceiro título da RED Canids e o quarto de TitaN, a grande final marcou o início de uma era amarga para a paiN, que também chegou nas duas decisões seguintes mas foi vice-campeã nas três oportunidades. Para a RED, a taça trouxe mais uma participação em eventos internacionais — dessa vez, no MSI 2022.

2022 - 2º split: LOUD 3x0 paiN Gaming

Foto: Bruno Alvares, Cesar Galeão e Pedro Pavanato/Riot Games
  • LOUD: Robo, Croc, tinowns, Brance, Ceos
  • paiN: Wizer, Cariok, dyNquedo, Trigo, Damage

De volta ao Ginásio do Ibirapuera, o primeiro grande evento da Riot Games depois da pandemia foi anticlimático: a LOUD calou a torcida da paiN, que era maioria na arquibancada, com um sonoro 3x0, cravando seu primeiro título na história e a vaga no Worlds 2022.

2023 - 1º split: LOUD 3x0 paiN Gaming

Foto: Bruno Alvares/Riot Games
  • LOUD: Robo, Croc, tinowns, Route, Ceos
  • paiN: Wizer, Cariok, dyNquedo, Bvoy, Damage

Mesmos times, mesmo resultado. A paiN foi atropelada pela LOUD na Arena CBLOL em mais uma atuação apática dos Tradicionais, que viram seu maior rival igualar o feito da RED Canids, com dois títulos consecutivos em anos diferentes, e ainda ficar com a vaga no MSI 2023.

2023 - 2º split: LOUD 3x1 paiN Gaming

Foto: Bruno Alvares e Cesar Galeão/Riot Games
  • LOUD: Robo, Croc, tinowns, Route, Ceos
  • paiN: Wizer, Cariok, dyNquedo, Bvoy, Damage

Pela primeira vez, três times se enfrentaram de maneira consecutiva em uma final de CBLOL; e pela primeira vez, um time conquistou três títulos seguidos. Em Recife, a LOUD não conseguiu repetir a maestria do 3x0 das duas últimas finais, mas controlou a série e garantiu a vaga no Worlds 2023.


Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na TwitchTwitterFacebook e TikTok ou converse com o pessoal da redação no Discord.

Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!