YouTube Rewind 2018, retrospectiva do ano realizada pelo próprio YouTube sobre sua comunidade de criadores, tornou-se o vídeo mais rejeitado da história da plataforma.

O recorde foi batido nesta quinta-feira (13), quando o vídeo chegou a marca de 10 milhões de 'dislikes', ultrapassando o clipe "Baby" de Justin Bieber. Um detalhe: o vídeo do YouTube foi lançado há oito dias, enquanto a música está hospedada na plataforma desde 2010.

Nos comentários, a principal reclamação, mais uma vez, é a de uma desconexão do vídeo com a comunidade do YouTube.

Notadamente, usuários criticam a ausência de nomes grandes na plataforma, como Felix "pewdiepie" Kjellberg, que esteve no epicentro de uma das maiores controvérsias do YouTube, ao publicar um vídeo com conteúdo antissemita que lhe custou o fim de vários contratos de publicidade - incluindo o de uma série original com o próprio YouTube -, e desencadeou uma série de problemas entre o YouTube e seus anunciantes.

Nesta quinta (13), o próprio YouTube se pronunciou sobre a rejeição de sua retrospectiva, primeiro fazendo piada, e depois admitindo a rejeição. "Estamos ouvindo o que dizer, e queremos fazer o ano que vem ser melhor para todos", diz um tuíte publicado na conta oficial da rede social.