"For the Horde!"

O cenário competitivo de Warcraft 3 continua firme e forte. Mesmo com menos campeonatos se comparado com a era dourada de 2007, as maiores premiações do game dentro dos eSports estão acontecendo nos últimos anos.

Para exemplificar isso, o eSports Earnings estima que o game está na décima colocação entre os games que mais premiaram na história — mesmo com o crescimento de tantos outros títulos no decorrer dos últimos anos. O ponto é que muito disso está focado no cenário oriental, onde o jogo é extremamente famoso e popular.

Depois de fazer uma viagem histórica por Warcraft 3, a nossa última parada no especial de 15 anos está finalmente chegando. Mas essa é uma das mais emocionantes para todos que acompanharam o cenário competitivo em algum momento desde 2002. Conversamos com as grandes lendas atuais e antigas do game para eles nos contarem seus grandes momentos e o que torna o clássico da Blizzard tão especial para eles.

Lee "Check" Hyung Joo
País: Coreia do Sul
Raça favorita: Night Elf
Histórico: Check é um dos jogadores mais antigos do cenário, chegando a representar equipes como mTwSK Gaming mousesports. Embora se mantendo sempre no topo, o coreano teve poucos momentos em que superou os demais e levou um título.

O que mais gosta: "Eu gosto da utilização dos itens e do sistema de dano mínimo e máximo em Warcraft 3. Eles dão resultados diferentes durante os games. Warcraft 3 também se torna muito interessante quando você tem sucesso em evoluir seus heróis."

O momento mais inesquecível: "Eu sinto falta do tempo em que havia muitos torneios offline, mesmo na China, na Alemanha ou nos Estados Unidos. O dia em que eu ganhei o primeiro lugar na liga de Warcraft 3 da OGN foi o mais feliz para mim."

Kim "ReMinD" Sung Sik
País: Coreia do Sul
Raça favorita: Night Elf
Histórico: ReMinD teve sua época áurea entre 2007 e 2010, quando ficou no topo da BlizzCon duas vezes e levou o campeonato da World Cyber Games 2010. Ele representou times profissionais como World EliteEHOME e a SK Gaming.

O que mais gosta: "Warcraft 3 pode ser irresistível quando você chega um certo nível. Especialmente o balanceamento entre as raças mudou diversas vezes sem a intervenção da Blizzard com uma atualização."

O momento mais inesquecível: "Eu tenho muitas boas memórias. Especialmente na World Cyber Games 2010 quando eu ganhei contra o Grubby. Foi a primeira medalha de ouro para a Coreia do Sul."

Jo "LawLiet" Ju Yeon
País: Coreia do Sul
Raça favorita: Night Elf
Histórico: LawLiet é um dos talentos atuais no cenário profissional de Warcraft 3. Teve excelentes resultados em campeonatos internacionais como a World Cyber Arena, mas ainda não levou um grande título mundial.

O que mais gosta: "Warcraft 3 é um game de estratégia que foca na evolução dos heróis."

O momento mais inesquecível: "A World Cyber Arena 2015 é minha melhor memória. Foi o meu primeiro evento offline e eu consegui ficar na terceira colocação mesmo prestes a ser eliminado."

Hyo Sub "FoCuS" Eom
País: Coreia do Sul
Raça favorita: Orc
Histórico: FoCuS é um dos especialistas da Horda na Coreia do Sul. Já representou a equipe Meet Your Makers do lado de outros grandes jogadores internacionais, ajudando na conquista de duas temporadas do campeonato em equipes da NGL One.

O que mais gosta: "Eu acho muito interessante o fato que você pode ter heróis e evoluir eles. Assim dá pra ter muitas estratégias e a escolha de quais campos você pode fazer para ganhar experiência."

O momento mais inesquecível: "A semifinal da Intel Extreme Masters contra o Moon é a minha melhor memória. Foi a última partida da melhor-de-três e eu terminei perdendo mesmo com grandes vantagens no início.

Eu não consigo esquecer o jogo porque foi uma partida muito longa e eu tenho muitos arrependimentos dela."

Jae Wook "Lucifer" Noh
País: Coreia do Sul
Raça favorita: Undead
Histórico: Lucifer é outro dos jogadores antigos e mais respeitados no cenário. Ao lado de FoCuS, Moon e outros, representou a Meet Your Makers. Seu momento mais alto foi na conquista da Electronic Sports World Cup 2016, vencendo a lenda chinesa Li "Sky" Xiaofeng em um dos torneios mais longos do cenário competitivo.

O que mais gosta: "Em Warcraft 3 há muitos heróis, então você pode combinar eles com o exército. Isso é muito interessante."

O momento mais inesquecível: "Provavelmente foi a Electronic Sports World Cup 2006. Eu realmente sinto falta dos tempos da Warcraft 3 League quando tínhamos muitos clãs e batalhas entre os times. Mas, hoje em dia... GG!"

Yu "Yumiko" Jiankai
País: China
Raça favorita: Human
Histórico: No grande cenário chinês, Yumiko é um dos especialistas da Aliança dos humanos. Apesar de ser um jogador antigo e com passagens inclusive na mousesports e na EHOME, foi apenas nos últimos anos que atingiu o topo do seu desempenho e conquistou o pódio nos campeonatos da comunidade.

O que mais gosta: "Warcraft 3 é um game único e extraordinário. Somente um jogo realmente clássico, criativo e incrível pode durar tanto tempo. Não importa quando tempo passe e os jogadores fiquem mais velhos, Warcraft ainda é uma grande obra de arte!"

O momento mais inesquecível: "Nos últimos 10 anos, eu tenho me perguntado a mesma coisa. Mas eu dou respostas diferentes todas as vezes. Memórias más ou boas, importantes ou não, elas mudam conforme o tempo passa. Então, pra mim, é realmente muito difícil mencionar um jogo ou evento específico. Talvez no futuro algumas delas apareçam na minha cabeça."

Wang "Infi" Xuwen
País: China
Raça favorita: Human
Histórico: Infi já apareceu no especial de 15 anos em um dos momentos mais históricos do game. Mas, além disso, a maestria do chinês se mostra através das conquistas nos últimos anos: levou a Gold Championship Series 2015, a WCA 2014, a World E-Sport Championship 2014, a WCG 2009 e muitos outros eventos.

O que mais gosta: "Eu só sinto que Warcraft 3 é superior."

O momento mais inesquecível: "Minha melhor memória é vencendo o título da International eSports Federation 2007 na Coreia do Sul. Foi minha primeira vez vencendo um título em um grande campeonato. Antes disso, eu nunca tive a oportunidade de entrar no ranking dos três melhores em nenhum evento."

Zhuo "TeD" Zeng
País: China
Raça favorita: Undead
Histórico: TeD é um dos mestres da raça Undead na China. Foi um dos integrantes mais antigos do time chinês World Elite, saindo em 2010. Hoje é o apresentador mais conhecido e famoso dos torneios locais.

O que mais gosta: "Em Warcraft 3, uma pessoa pode comandar todas as tropas e heróis. Ela pode fazer o que quiser. Vencendo ou perdendo, a glória ou a disgraça é apenas sua."

O momento mais inesquecível: "Minha melhor memória certamente é a final da WCG 2012 que me impressionou e muito. Foi uma virada incrível naquele dia. Nessa partida, os dois lados deram o seu melhor (contra Fly100%). Foi incrível vencer um campeonato da WCG como um jogador dos mortos-vivos."

Dmitry "Happy" Kostin
País: Rússia
Raça favorita: Undead
Histórico: Happy foi um dos melhores jogadores a sair da Rússia e combater diretamente as lendas asiáticas. Na BlizzCon 2007, saiu com o terceiro lugar, além de ter outras colocações fortes nos torneios da época. Voltou a jogar recentemente junto com muitos outros jogadores famosos do cenário.

O que mais gosta: "Eu gosto do sistema de heróis, não há igual nos games de estratégia."

O momento mais inesquecível: "A vitória na Europe BlizzCon Regionals 2008 ou o terceiro lugar na WCG 2008. Não sei dizer. Esses eventos foram as minhas maiores memórias da minha carreira no Warcraft 3."

Jang "Moon" Jae Ho
País: Coreia do Sul
Raça favorita: Night Elf
Histórico: Moon tem a carreira mais forte entre todos os jogadores de Warcraft 3. Além de ser o atual líder no ranking de prêmios do jogo, ele é conhecido entre os fãs como a "quinta raça de Warcraft 3" pelo controle incrível que tinha com os elfos noturnos. Apesar de ter tentado migrar para o StarCraft 2, ele voltou recentemente para o game que fez tanto sucesso.

O que mais gosta: "Warcraft é basicamente um um game de estratégia em tempo real, mas ele permite que os jogadores tenham o seu próprio estilo com características de RPG incluindo vários heróis, habilidades, 'creeping' e itens."

O momento mais inesquecível: "Eu tenho inúmeros momentos jogando Warcraft 3 incluindo a conquista de torneios e encontros incríveis com os fãs. Se eu tivesse que escolher um momento, foi a WCG 2013 na China. Eu perdi na final, mas creio que os aplausos no momento foi mais valioso que ganhar o título da WCG."

Manuel "Grubby" Schenkhuizen
País: Holanda
Raça favorita: Orc
Histórico: Grubby é, como muitos lembram até hoje, o "rei dos orcs". Com criatividade e grande habilidade, o europeu conquistou muitos títulos e estreou em vários dos momentos históricos do game. Hoje, no entanto, ele é um dos narradores oficiais de Heroes of the Storm, mas não é difícil que faça transmissões ao vivo de Warcraft 3 e participe de alguns torneios da comunidade.

O que mais gosta: "O custo de manutenção e a experiência/summons são duas mecânicas que enriquecem o gameplay e a contra estratégia em Warcraft 3, além de entregar sua própria dinâmica para o jogo."

O momento mais inesquecível: "Vencer a WCG 2008 sempre será minha memória mais preciosa. Eu nunca tive tantos sonhos e tanta preparação indo para um torneio, e eu ainda quero chorar todas as vezes que eu vejo ela de volta."

Bernardo "PaTo" Rodrigues
País: Brasil
Raça favorita: Night Elf
Histórico: PaTo foi um dos primeiros competidores brasileiros a sair do país para representar o país nos campeonatos internacionais. Tetracampeão da ESWC Brasil e bicampeão na WCG PanAmericana, ele já jogou contra muitas das lendas acima — e inclusive venceu contra elas, como o Grubby. Também representou o time europeu mTw.

O que mais gosta: "O interessante do Warcraft 3 é o fato de que cada jogo pode variar de uma maneira única. É um item, como por exemplo Wand of the Wind, ou uma luta no meio da taverna te faz pegar um Pit Lord no meio do aperto, etc. São muitos elementos que tornam o jogo único e menos repetitivo."

O momento mais inesquecível: "Olha, é difícil escolher um... Foram vários níveis, sabe? Primeiro, ao ganhar a ESWC 2004, primeira viagem que iria para fora. Foi muito marcante também ganhar as duas WCG Panamericanas no México.

Mas acho que o momento mais marcante foi me classificar pra StarWars na China, por ser um torneio de nível extremamente alto. Ali senti que poderia estar na elite mundial do jogo!"

E aí, gostaram? O The Enemy publicou, no decorrer dessa semana, uma série de artigos especiais comemorando o aniversário de 15 anos de Warcraft 3. Veja logo abaixo.

Esta matéria, em especial, só foi possível graças a ajuda do jornalista Ugrilainen. Se você é fã de Warcraft 3, aconselho a seguir ele no Twitter pois ele está em contato direto com os grandes jogadores e torneios no cenário asiático. Thank you so much!