Pra você gosta de navegar no site, eu vou apresentar a lista do Street Fighter. A franquia da Capcom completa, nessa quarta-feira (30), os seus 30 anos de vida nos videogames. E nada mais justo do que uma pequena homenagem para todos que já se divertiram e entraram na pancadaria com Ryu, Ken, Blanka e todos os lutadores de rua.

Então vem com a gente pra matar a nostalgia com os golpes que você já falou errado durante as jogatinas de Street Fighter.

Aléquifú!

Se a abertura da matéria não te lembrou uma certa música, saiba que esse era o nome que as pessoas davam para o Sonic Boom do Guile. Perfeito para prender o adversário no canto e ficar soltando vários sem parar até ele mesmo começar a repetir o clássico... "Alequifú!"

Uga vai! Uga vem!

Nope, o nome dos golpes do Dhalsim eram "Yoga Fire" e "Yoga Flame". Mas, pra não estragar a graça da sua criança interior que já falou os nomes errados, vamos fizer que a sua versão também era certa.

Radúki!

Não dava pra errar muito o nome do golpe, já que o "Hadouken" não era tão complexo para se falar. Mas não tem como esquecer quando o Ryu soltando "radukis" sem parar na sua cara, né?

Ratetsurugi!

Você tinha a sua versão própria para esse golpe. Seu amigo tinha a versão própria para esse golpe. Afinal, o Tatsumaki era realmente difícil de memorizar, então era mais fácil falar "ratetetsuruguiiii", "tec tec tugui" ou alguma variação engraçada que sua memória lembrou depois de horas na frente da telinha.

Róris!

O famoso "Shoryuken" ganhou essa abreviação pela própria comunidade, trazendo uma versão ao estilo "róriuken" que lentamente se transformou no famoso "róris" da franquia.

Inclusive, até hoje os fãs mais saudosistas sabem responder sem perder tempo a pergunta: "Pulou?"

Se pulou, é róris.

O facão

A regra do fliperama era clara: nunca pule contra um Guile abaixado. Ele está com o facão armado e preparado para cortar com a sua empolgação.

O nome verdadeiro do golpe era "Flash Kick", mas obviamente as pessoas associaram com uma gilete cortando o ar e suas esperanças de vencer a partida.

Tu fei! ou Cuz Cuz!

O Honda tinha uma cabeçada doída, e muitos jogadores tinham sua versão própria desse golpe. "Tu fei" ou "tu é feio" ou "cuz cuz" era, pra muitos, o que ele parecia falar quando soltava o "Super Zutsuki"...

Tiger Robocop!

Esse era quase universal. O "Tiger Uppercut" foi convertido em "Tiger Robocop" por quase todos os fãs, e muitos acreditam que o Sagat solta essa homenagem ao policial robótico durante as partidas de Street Fighter.