Após 27 anos, historiadores encontraram e digitalizaram uma rara versão de SimCity para o NES.
A edição do clássico game de construção de cidades, descoberta pela organização Video Game History Foundation, foi exibida pela Maxis em 1991, ao lado de uma outra versão do game para o Super Nintendo. Enquanto o game acabou saindo para o SNES, a edição do Nintendinho foi cancelada, e caiu no limbo.
Em um post no site oficial da VGHF, o presidente da fundação, Frank Cifaldi, conta como o jogo foi encontrado: por meio de um cartucho contendo uma versão inacabada do game, em uma feira de jogos retrô em Portland, no noroeste dos Estados Unidos.
"Tivemos a oportunidade de digitalizar o jogo para seu dono, e graças a dois colecionadores muito generosos, pudemos passar os últimos meses analisando o jogo em seus mínimos detalhes", escreveu Cifaldi.
O vídeo que abre esta notícia condensa três horas de gameplay em quatro minutos, e mostra algumas das similaridades com a versão de NES do game, que lembra muito a do SNES, mas com funcionalidades reduzidas.
SimCity e a Nintendo
A postagem também resume a história de como SimCity foi parar nos consoles da Nintendo, com um toque especial em relação a mais sisuda versão para computadores. Shigeru Miyamoto, criador de Mario e Zelda, queria desenvolver um jogo de construção de mundos para a Nintendo e, ao descobrir a existência de SimCity, criou o cenário para que a Nintendo entrasse em um acordo de licenciamento com a Maxis.
O processo de "nintendização"de SimCity contou com uma viagem do criador do game, Will Wright, aos escritórios da Nintendo, para reuniōes com Miyamoto. Uma das soluçōes foi a criação de Wright, um cartunesco assistente exclusivo para a versōes de NES e SNES, que apresenta as mecânicas do game e incentiva o jogador com presentes a cada marco na progressão da cidade.