Wild Arms: Uma das aberturas mais lendárias dos RPGs
É difícil não assobiar a música depois de assistir
Você abre o jogo sem muitas expectativas. Wild Arms, mais um RPG dos anos 1990. Milagrosamente, um que não é da Square Enix (ou, à época, Soft). Aí, entra nada menos do que aquela abertura em anime maravilhosa com um leve assobio como trilha sonora.

Honestamente, mal me lembro de como foi jogar Wild Arms pela primeira vez. Tal qual o saudoso Breath of Fire, a franquia nunca me pareceu tão promissora quanto um Final Fantasy, por exemplo, então, simplesmente, a ignorei durante a maior parte da vida.
Agora, com acesso ao catálogo de clássicos do plano Deluxe da PS Plus, pude voltar a jogar o primeiro Wild Arms, de 1996. E é engraçado como esse jogo desperta sentimentos mistos ao longo da experiência, apesar da introdução em si ser sensacional.
LEIA MAIS
- SEGA anuncia novo Mega Drive Mini
- O jump scare que marcou a história de Resident Evil
- Genshin Impact recebe atualização tão aguardada
Como você pode conferir no topo da página, a abertura do primeiro Wild Arms tem pouco mais de dois minutos de duração. Nela, apenas vemos os personagens principais — Rudy, Jack e Cecilia — em um deserto, à noite, enquanto a trilha sonora de faroeste com pitadas de fantasia cresce.

Não existem grandes sequências de ação ou mesmo muito movimento. Trata-se apenas da preparação do jogador para uma jornada épica, que se transforma tanto quanto a própria trilha sonora da cena introdutória conforme avançamos.
Wild Arms é aquele típico jogo que, nitidamente, chegou ao mercado durante a transição entre duas gerações. Apesar de aproveitar relativamente bem algumas capacidades do PlayStation original, a jogabilidade ainda estava, em grande parte, presa à lógica dos consoles anteriores, os saudosos Mega Drive e Super Nintendo.
Mesmo assim, é fato que qualquer pessoa com alguma disposição para jogar RPGs antigos pode se divertir e deve dar ao menos uma chance ao título de 1996. Então, se você tiver como, tente jogar. Ou, pelo menos, aproveite a música da cena de abertura disponível neste artigo.