Um dos nomes mais lendários da história do mundo dos videogames, o designer japonês Toru Iwatani é quase como uma daquelas bandas conhecidas por um grande sucesso, um one-hit wonder.

De fato, muito disso é consequência do próprio talento: o sucesso de Pac-Man nos fliperamas no início dos anos 80 foi tamanho que a diretoria da produtora Bandai Namco logo alçou ele a cargos superiores de direção e supervisão.

Antes disso, porém, Iwatani era apenas um jovem engenheiro interessado em trabalhar com arte e programação.

Nascido em 1955, em Tóquio, passou a infância na região nordeste do Japão antes de voltar a Tóquio para completar os estudos, incluindo faculdade de engenharia.

Interessado em computadores e design gráfico, logo conseguiu um emprego na Namco, em 1977, então com apenas 22 anos. A Namco tinha acabado de adquirir os direitos de distribuição de games da Atari no Japão, o que deu muito certo e incentivou a empresa a investir mais no segmento.

Foi nesse contexto que Iwatani começou a criar jogos, como Gee Bee e a sequência Cutie Q, mas foi logo em 1980 que ele deu vida a seu filho mais famoso: Puck-Man, digo... Pac-Man!

Reprodução/GDC

Apostando em conquistar pessoas que até então não era grandes fãs de jogos eletrônicos, Iwatani obteve grande sucesso, especialmente no mercado internacional.

Pac-Man virou mascote da Namco - e segue assim até hoje, mesmo após a produtora ter sido adquirida pela Bandai - e Iwatani foi promovido a um cargo mais de supervisão dentro da companhia, onde ficou até 2007.

Além da carreira de produtor de jogos, Iwatani foi professor convidado na Universidade de Artes de Osaka, em 2005, desde 2007 ele é também professor no departamento de game design da Tokyo Polytechnic University.

Ainda em 2007 o game designer voltou à ativa brevemente para ajudar no design de Pac-Man Championship Edition, uma versão turbinada do clássico que saiu primeiro para Xbox 360.

Geralmente fora dos holofotes, Toru Iwatani apareceu ainda Game Developers Conference de 2011 para falar sobre o desenvolvimento do Pac-Man original.

Ele também participou da campanha de divulgação do filme Pixels, estrelado por Adam Sandler, em que alienígenas usam games clássicos como forma de invadir o planeta Terra. Iwatani inclusive aparece no filme de forma 'dobrada': ele mesmo faz uma ponta como um homem responsável pela manutenção de fliperamas e também é um personagem da história, mas aí interpretado por Denis Akiyama.