O nome Streets of Rage tende a despertar excelentes memórias em quem teve o privilégio de jogar a primeira trilogia da série, que leva o conceito de "briga de rua" até no nome (embora o título original em japonês não seja exatamente esse). Com a chegada do DLC intitulado Mr. X Nightmare, muitos terão uma boa desculpa para voltar a jogar Streets of Rage 4, ainda que as novidades talvez exijam mais disposição do que o normal por parte dos jogadores.
Com três novos personagens jogáveis (Shiva, Estel Aguirre e Max Thunder), Mr. X Nightmare adiciona um novo modo de jogo que pode ser bem familiar para fãs de diferentes gêneros: Sobrevivência. Sim, é exatamente o que você já conhece: hordas de inimigos que testam as habilidades do jogador em diferentes cenários, com os desafios aumentando de dificuldade à medida que o tempo passa.
É muito fácil descobrir se você é o público-alvo desse tipo de proposta ou não. Basta jogar por uns 10 minutos e a resposta, inevitavelmente, virá. Obviamente, se tratando de Streets of Rage, os fãs mais devotos da série podem acabar descobrindo que até gostam desse tipo de experiência quando ela envolve personagens queridos (foi o meu caso), mas mesmo assim há um limite.
Ainda bem que Mr. X Nightmare vem com duas opções para o modo Sobrevivência: aleatória (com desafios infinitos gerados aleatoriamente) e semanal (com uma quantidade determinada de desafios que mudam, como você já deve ter imaginado, semanalmente). Se a paciência do jogador for mais limitada com esse tipo de conceito, basta jogar os desafios semanais.
Todas as fases do modo Sobrevivência são diferentes das do modo Batalha. Então, não se preocupe com repetição. Aliás, os novos cenários são incríveis. Há até mesmo telas em pixel art para os fãs mais saudosistas. Quem gosta de Streets of Rage há tempo o bastante para ter vivido essa era com certeza sentirá um conforto no coração.
Não pense que basta bater nos inimigos conforme novas fases vão surgindo: é preciso estar atento, porque há armadilhas por todos os lados a partir de determinado momento. Então, além dos adversários, é fundamental estar atento aos demais elementos do ambiente, que podem ser usados tanto a favor do jogador quanto contra. Basta se adequar aos desafios propostos e arrebentar os inimigos. Sério, a sensação é mais agradável do que parece.
Obviamente, um novo modo é legal, assim como novas armas (com alcanca absurdo) e inimigos, mas talvez o fator mais interessante sejam, justamente, os personagens novos. Ideais para quem se preocupa mais com força bruta do que quaisquer outros atributos, os três são adições bem-vindas ao elenco, embora Max, especificamente, pareça um pouco mais limitado do que os demais.
Sem muito alcance, ainda que seja extremamente forte, Max Thunder pode ser bastante útil em cenários menores, mas telas que exigem muita movimentação e agilidade serão um problema. Aliás, o mesmo pode ser dito de Estel Aguirre, que possui socos sem muito alcance. De qualquer forma, basta arremessar os inimigos para não ter de se preocupar tanto com a velocidade dos próprios personagens.
Shiva é um pouco mais equilibrado, já que consegue dar um ataque especial com dash que é extremamente útil e ainda atinge uma área considerável, levando os inimigos para o alto. Dos três, com certeza, ele será o favorito de muitas pessoas. Só é uma pena que o artista marcial se recuse a usar armas, então, em vez de pegar um arma, ele simplesmente jogará qualquer equipamento do tipo na direção dos oponentes.
Esse fator, especificamente, realça uma questão um tanto complicada do modo Sobrevivência. A cada nova fase, jogadores terão direito a diferentes tipos de bônus: dano de fogo ou veneno, pulo duplo, maior resistência a dano quando a saúde estiver abaixo da metade. Esses bônus podem ser acumulados (o que é ótimo), mas alguns deles trazem um lado ruim — como, por exemplo, sacrificar o pulo para aumentar o dano. Basta não prestar atenção para que o jogador pegue o bônus errado para determinado personagem. Talvez seja uma maneira de equilibrar a ação? Sim, faria sentido. Ainda assim, as fases são desafiadoras o bastante para que não seja necessário impor mais um obstáculo.
Mesmo que você não esteja nem aí para qualquer um dos aspectos acima, saiba que passou a ser possível mudar a cor das roupas e até dos cabelos dos personagens. Então, se você quiser uma desculpa para voltar a jogar, apenas pense nisso. É muito legal ver nossos personagens querido de maneiras inéditas.