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Scott Pilgrim vs. The World: o melhor beat'em up quase impossível de jogar
Excelente produção da Ubisoft teve participação do criador da série e sumiu sem explicação do PS3 e X360
O lançamento de Streets of Rage 4 dá visibilidade renovada ao beat'em up, um gênero consagrado do início dos anos 90 e que pouco a pouco vai fazendo um retorno triunfal por meio de produções indie - como tão bem fez já o estilo metroidvania.
Porém, quando os jogos de porradinha estavam em baixa a Ubisoft ousou com muita qualidade e dedicação e talvez só não seja mais lembrada por isso por questões obscuras de licenciamento.
Em 2010, para coincidir com o lançamento do filme Scott Pilgrim contra o Mundo, a produtora francesa lançou um game de pancadaria para PlayStation 3 e Xbox 360. Desenvolvido pela Ubisoft Montreal, ele parecia bom demais para ser verdade.
Além de resgatar um tipo de jogabilidade retrô, totalmente em sintonia com o universo de referências pop da franquia que nasceu nos quadrinhos, o título trazia gráficos pixelados feitos pelo talentoso Paul Robertson e trilha chiptune da aclamada banda Anamanaguchi.
Para completar, o próprio criador de Scott Pilgrim, o quadrinista Bryan Lee O'Malley supervisionou o projeto e ajudou a criar esboços de cenas de animação e até golpes no game.
O resultado foi um jogo incrível e divertido, que driblou até a 'maldição' das adaptações de filmes para videogames. Curiosamente, três anos depois ainda foram lançados conteúdos extras na forma do personagens extras Knives Chau e Wallace Wells e modos adicionais, incluindo um minigame de queimada - clara referência à clássica série River City Ransom.
A surpresa veio no final de 2014, quando em dezembro o jogo foi removido das lojas online sem qualquer explicação oficial. Algumas teorias chegaram a sugerir que isso teria acontecido por conta de problemas de licenciamento com Anamanaguchi, mas a banda já negou diversas vezes que esse seja o caso, inclusive pedindo para que Ubisoft e a Universal Pictures (responsável pelos direitos de adaptação do filme) dessem um jeito de trazer o game de volta.
Em 2016, o próprio Bryan Lee O'Malley já falou no Twitter (em posts já apagados) que o objetivo número 1 dele na vida era relançar o game de Scott Pilgrim. "Me dêem tempo", pediu ele na época.
De lá pra cá, o silêncio permanece e a teoria mais comentada pela internet é de que o game foi removido das lojas online por suposto fim dos contratos de licenciamento com a Universal.
Felizmente, que comprou o jogo na época ainda consegue baixá-lo novamente no videogame. Caso seja o seu caso, fica a dica aí de reviver as emoções do game e chamar os amigos que não conhecem pra curtir um multiplayer.