Antes de prosseguir, saiba que este artigo trata apenas do primeiro Resident Evil. Eleger um único enigma (ou puzzle) que esteja acima de todos os outros da franquia produzida pela Capcom seria bastante complicado. E, mesmo no contexto apresentado, trata-se de uma avaliação pessoal.

LEIA MAIS

No final do primeiro Resident Evil, seja com Jill ou Chris, jogadores chegam até o nível subterrâneo da Mansão Spencer. Lá, passam por um laboratório que, dentre outras coisas, traz a primeira menção a Ada Wong, que estrearia, oficialmente, no segundo game da série.

Quadro normal em Resident Evil.

Aliás, na mesma sala do icônico arquivo de Ada, existe um armário que esconde uma alavanca. Quando usada, essa alavanca transforma letras presentes em um quadro ao fundo. Como você pode conferir acima, o estado normal das tais letras não é o do alfabeto romano (ou latino), que usamos no Ocidente.

Fãs de longa data, provavelmente, gastaram um bom tempo tentando memorizar qual letra do alfabeto etrusco equivalia a qual letra do alfabeto latino, para resolver a segunda parte do enigma do computador do laboratório.

Quadro com as letras alteradas em Resident Evil.

Depois de digitar os nomes de John e Ada para acessar o computador da Umbrella no laboratório, jogadores precisam inserir uma segunda senha. No caso, "MOLE", que são as letras latinas identificadas no quadro do arquivo sobre John e Ada.

Lembro de anotar as letras em um caderno, quando eu era mais novo, para conseguir resolver o enigma do computador, que parecia confuso demais para uma criança. Anos depois, ainda considero esse momento do primeiro Resident Evil como o auge do clima de "resolver mistérios", um dos aspectos mais amados pelos fãs da série.

Outros puzzles do primeiro jogo também são extremamente marcantes, como o dos quadros, logo no início da campanha, ou o dos olhos do tigre. Muitos deles devem aparecer aqui em breve, inclusive.

Resident Evil Director's Cut, segunda versão do primeiro jogo da série, está disponível para PS5 e PS4 por meio do PS Plus Deluxe.