A mitologia de Mortal Kombat inclui personagens extremamente poderosos. Os lutadores que participam de cada torneio vão muito além de simples competidores sedentos por sangue: há, entre eles, ameaças de nível universal, mundial e assim por diante. Scorpion e Sub-Zero são minúsculos se comparados a certos participantes.

LEIA MAIS

Durante a era 3D de Mortal Kombat, por exemplo, milhões de fãs acompanharam o surgimento de Blaze, uma criatura que, em tese, colocava em risco a própria realidade. No entanto, como em tudo naquele período tenebroso da franquia, existiam algumas inconsistências na construção desse lutador.

Embora muito se falasse a respeito dos poderes inestimáveis de Blaze ou mesmo de Onaga, pouco foi mostrado sobre esses supostos grandes guerreiros. No final canônico da linha do tempo original, sobraram apenas dois lutadores no topo da pirâmide: Shao Kahn e Raiden. Todo o resto ficou só na conversa.

Para esta lista, o The Enemy considerou apenas a existência dos personagens que foram devidamente encaixados na linha do tempo que aprofundou as camadas de poder em Mortal Kombat, apresentando até mesmo uma classe inédita de guerreiros: os titãs, representados por Kronika. Vamos lá:

7. Shao Kahn

Shao Kahn esmaga inimigo.

Temido por seres de diferentes mundos, Shao Kahn sempre foi um dos lutadores mais poderosos no universo de Mortal Kombat. Estamos falando do tirano que destruiu o próspero reino de Edenia e deu início a um império incomparável. Ele sempre foi a maior ameaça ao Reino da Terra, já que, além de monstruosamente forte, se mostrou também um estrategista nato.

O poder de Shao Kahn é tão absurdo que ele faz questão de humilhar os próprios adversários enquanto luta, chegando até mesmo a não se proteger em determinados momentos. Bom, considerando as derrotas que Kahn sofreu, talvez fosse melhor ele levar as lutas mais a sério.

6. Raiden

Raiden de chapéu.

O final de Mortal Kombat 9 é um ótimo exemplo do potencial destrutivo de Raiden. Mesmo sem querer, o Deus do Trovão conseguiu matar Liu Kang — nada menos do que o humano responsável por derrotar Shao Kahn duas vezes em combates diretos.

Não bastasse a inegável capacidade de se defender contra inimigos extremamente poderosos, Raiden ainda se mostrou um grande estrategista em diferentes ocasiões na história de Mortal Kombat. Não subestime o protetor da Terra.

5. Shinnok

Shinnok flutua sobre uma cidade perdida.

Teoricamente, Shinnok é ainda mais poderoso do que Raiden, já que é um Deus Ancestral caído. Filho da titã Kronika, guardiã do tempo, ele nem sequer pode morrer, como todos os jogadores puderam testemunhar no décimo primeiro Mortal Kombat.

É verdade que Shinnok foi derrotado por dois lutadores que não aparecem nesta lista: Johnny Cage e Cassie Cage. Os Cage, na mitologia de Mortal Kombat, são descendentes de guerreiros antigos do mediterrâneo que treinavam lutadores para lutar pelos deuses. Entretanto, tanto Johnny quanto Cassie parecem não ter pleno controle sobre as próprias habilidades, então, Shinnok permanecerá nesta posição pelo status de Deus Ancestral.

4. Cetrion

Cetrion ajoelhada.

Considerada o oposto de Shinnok, que era um deus sombrio, Cetrion, também filha de Kronika, é uma Deusa Ancestral pacífica, mas extremamente poderosa. Ela controla todos os quatro elementos (Água, Terra, Fogo e Ar) e nunca foi rebaixada, ao contrário do irmão.

Nos últimos minutos da história de Mortal Kombat 11, quando Kronika precisa de mais energia para assegurar a própria vitória, Cetrion se sacrifica em nome da mãe. Esse acontecimento sozinho demonstra quão poderosa ela era, já que conseguiu restaurar e aumentar a força da guardiã do tempo, uma entidade hierarquicamente superior aos próprios Deuses Ancestrais.

3. Kronika

Kronika veste coroa brilhante.

Apresentada somente em Mortal Kombat 11, Kronika está entre as personagens mais poderosas na mitologia da franquia. Sendo a guardiã do tempo, ela é a responsável por criar as linhas do tempo que os jogadores conhecem ao longo dos jogos.

Com tempo suficiente de preparação, Kronika poderia, em tese, eliminar todos os inimigos sem nem sequer levantar um dedo. Contudo, ela não parece ter a habilidade de apagar almas — Raiden e Liu Kang, por exemplo, são um problema para o equilíbrio do universo (na perspectiva dela) desde sempre, e ela nunca conseguiu fazer com que os dois sumissem definitivamente.

Outra limitação digna de nota é o fato de que os poderes de Kronika dependem de instrumentos físicos. Então, ela não pode manipular o tempo apenas com a própria mente. De qualquer forma, com os tais instrumentos em mãos, ela dirigiu a história de Mortal Kombat por eras e eras.

2. Liu Kang (Deus do Trovão e do Fogo)

Liu Kang na forma divina.

Uma espécie de fusão entre dois Liu Kangs e um Raiden, a entidade que conhecemos como Liu Kang, Deus do Trovão e do Fogo, foi poderosa o bastante para derrotar uma Deusa Ancestral (Cetrion) e uma titã (Kronika) em combates diretos consecutivos. Algo que simplesmente nenhum outro personagem na história da franquia conseguiria fazer.

Até o momento de publicação desta lista, não havia confirmação a respeito de qual final de Mortal Kombat 11 Aftermath era canônico. Pode ser que, no final das contas, a versão super poderosa de Shang Tsung seja ainda mais forte do que a de Liu Kang, mas isso parece pouco provável. O final de Liu Kang, provavelmente, será o ponto de partida para novos jogos.

1. O Um Ser

Rosto nas nuvens mostra feição do Um Ser.

Acima dos Deuses Ancestrais e até mesmo dos recém introduzidos titãs, o chamado Um Ser foi a primeira criatura na história do universo de Mortal Kombat. Ele costumava se alimentar da essência do que viriam a ser os Deuses Ancestrais, mas acabou sendo destruído quando as divindades se uniram e o enfrentaram.

Foi a partir da divisão do Um Ser em seis que surgiram os reinos de Mortal Kombat: Terra, Outworld, Edenia, Seido, NetherRealm e Chaosrealm. Então, sim, essa é a entidade suprema de Mortal Kombat, ainda que já tenha sido derrotada há muito tempo.

Menção Honrosa: Shang Tsung

Shang Tsung no final de MK11.

Muito mais inteligente do que todos os outros personagens de Mortal Kombat, Shang Tsung até é um lutador formidável, mas se destaca mesmo pelas estratégias que elabora para atingir os próprios objetivos.

Na expansão Aftermath, de Mortal Kombat 11, ele chega ao ponto de derrotar, em sequência, Sindel, Shao Kahn e Kronika. Para atingir esse objetivo, ele faz aquilo que sempre soube fazer: manipula as pessoas e ataca na hora certa, quando todos estão despreparados.

Ainda que existam personagens mais fortes do que Shang Tsung, ele talvez seja o mais perigoso de todos.


Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok. Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!