Talvez você tenha crescido jogando Mortal Kombat: Deadly Alliance, Deception, Shaolin Monks ou Armageddon. Esses quatro títulos foram lançados durante o período menos celebrado na história da franquia, quando se consolidou a transição para o 3D iniciada em Mortal Kombat 4.
LEIA MAIS
- Sim, Mortal Kombat vs. DC Universe é canônico
- A inesquecível batalha do primeiro Mortal Kombat
- Ed Boon revela segredo antigo de Mortal Kombat
É fácil entender o motivo das críticas de tantos jogadores ao redor do mundo aos jogos da era 3D. De fato, Mortal Kombat ficava muito atrás de outros games de luta semelhantes, como o lendário Tekken. A equipe responsável pelos títulos tridimensionais da série nunca soube adaptar de maneira digna a experiência amada pelos jogadores do período 2D. Não à toa, desistiram de insistir no 3D com o reboot lançado em 2011.
Shaolin Monks é a exceção à regra, evidentemente. Sendo um jogo de ação e aventura no qual acompanhávamos uma nova história de Liu Kang e Kung Lao, o título está, até hoje, entre os mais amados por fãs ao redor do mundo. Não era um jogo de luta 3D medíocre, mas, sim, o primeiro sucesso na história de Mortal Kombat com um gênero totalmente diferente.
Bom, até aqui, não saímos muito do senso comum. Então, o que justifica o título deste artigo?
O único acerto de Mortal Kombat na era 3D
Você deve se lembrar de que, quando Mortal Kombat chegou à era 3D, uma pequena adição se tornou regra para os jogos do período: uma cutscene que contextualiza a história antes de chegarmos ao menu para, de fato, começar a jogar. E essas cutscenes... Eram fenomenais.
Como você já deve ter reparado com base nos vídeo embedados aqui nesta matéria, era nesse aspecto que os jogos 3D brilhavam. A história de Mortal Kombat sempre foi extremamente importante para uma parcela considerável dos fãs — e os jogos 3D foram os primeiros a trazer animações tão bem feitas de contextualização; algo infinitamente superior às cenas do trágico Mortal Kombat 4.
Obviamente, cenas bonitinhas não são o suficiente para salvar jogos essencialmente medíocres. Ainda assim, de vez em quando, não resisto à tentação de abrir um vídeo introdutório da era 3D de Mortal Kombat. Seja a guerra enorme do início de Armageddon ou o final do primeito torneio em Shaolin Monks, que abre a história.
Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também em Twitch, Twitter, Facebook, TikTok e no Google News.