Presente em Mortal Kombat desde 1992, Scorpion só não participou de um jogo da série quando falamos dos jogos de luta. Tido como um dos rostos da franquia, o espectro infernal tem uma história marcada pela tragédia, vingança e redenção.

LEIA MAIS

Nesta matéria, o The Enemy traz a história completa de Scorpion, conforme contada nos jogos. Existem outros materiais de Mortal Kombat disponíveis, como revistas em quadrinhos e filmes, mas este texto traz apenas o que foi confirmado nos games.

Mortal Kombat (1992)

Scorpion sem máscara após Fatality.

Lá no primeiro Mortal Kombat, Scorpion e Sub-Zero nem tinham nomes que não fossem os apelidos de guerreiro pelos quais são conhecidos. Como consta na própria biografia do espectro infernal no primeiro jogo, Scorpion sempre demonstrou ódio em relação a Sub-Zero, sendo um sinal de que eles participavam de clãs rivais.

Após concluir o primeiro jogo com Scorpion, fãs tinham acesso a um final que não era totalmente canônico, mas trazia algumas informações corretas. Por exemplo, o fato de que Scorpion havia sido assassinado por Sub-Zero, líder de um clã chamado Lin Kuei. A existência do filho e da esposa de Scorpion também são confirmadas nesse final, assim como o fato de que ele pôde voltar à vida para se vingar pelo que havia acontecido.

Esqueça Quan Chi e tantos outros detalhes que foram adicionados ao longo do tempo. No primeiro Mortal Kombat, isso era tudo o que se sabia sobre o personagem.

Mortal Kombat 2 (1993)

Scorpion ao lado de um corpo partido ao meio.

Como você já sabe, não existe Scorpion sem Sub-Zero. No segundo jogo da série, Scorpion volta do inferno mais uma vez após descobrir que Sub-Zero havia voltado, de alguma forma.

Novamente, Scorpion persegue o "ninja assassino", como consta na biografia dele em Mortal Kombat 2, e acaba indo para Outworld. O objetivo dele, evidentemente, era matar Sub-Zero de novo... Mas algo parecia diferente.

Durante o segundo torneio, Scorpion vê Sub-Zero poupar a vida de um oponente não nomeado e percebe que aquele não podia ser o mesmo guerreiro de antes. Ele permite que o guerreiro Lin Kuei viva e ajuda na missão de derrotar os habitantes de Outworld.

Aliás, a parte desse final que, depois, descobriríamos não ser canônica, diz que Scorpion se tornou uma espécie de guardião do novo Sub-Zero para compensar pela morte do irmão mais velho de quem hoje conhecemos como Kuai Liang.

Mortal Kombat 3 (1995)

Scorpion no inferno.

Bom, temos um problema aqui. Apesar de aparecer na versão Ultimate do terceiro Mortal Kombat, Scorpion foi cortado do jogo base no lançamento. Então, a inclusão dele na versão especial não foi lá tão bem elaborada.

A biografia de Scorpion no terceiro jogo diz que ele conseguiu voltar à vida após Shao Kahn falhar enquanto tentava roubar as almas que ocupavam o inferno da Terra. Sem alianças formais com guerreiro algum, Scorpion é escolhido por Shao Kahn como guerreiro de Outworld.

Embora parecesse que Scorpion fosse colaborar com o plano de Kahn, consta na biografia do ninja que, ao descobrir de qual lado estava Sub-Zero, o espectro do inferno decidiu mudar de lado. Afinal, ele havia prometido que protegeria o novo Sub-Zero. Após a derrota de Kahn, Scorpion volta ao inferno no aguardo do dia em que renascerá novamente.

É uma história bastante improvisada, mas tudo bem.

Mortal Kombat Mythologies: Sub-Zero (1997)

Versão live-action do Scorpion.

O jogo de aventura do Sub-Zero conta uma nova versão da rivalidade histórica entre os dois guerreiros — e essa nova versão é a que foi considerada em Mortal Kombat 4.

Desta vez, o envolvimento de Quan Chi é citado desde a primeira luta entre ambos, na qual Sub-Zero mata Scorpion. Depois de algum tempo, Scorpion renasce no que passamos a chamar de NetherRealm em vez de "inferno", simplesmente.

Após Raiden enviar Sub-Zero até NetherRealm para recuperar o amuleto de Shinnok, Scorpion encontra o Lin Kuei mais uma vez e é derrotado de novo. Nessa nova versão da rivalidade entre os dois, Scorpion derrota Sub-Zero somente no quarto jogo, mas aquele já é o irmão mais novo do Sub-Zero original.

Foi em Mythologies: Sub-Zero que o verdadeiro nome de Scorpion foi revelado (Hanzo Hasashi), assim como o nome do clã dele, os Shirai Ryu.

Mortal Kombat 4 (1997)

Scorpion em uma pose de vitória.

Na esperança de conquistar um novo aliado para a guerra contra os Deuses Ancestrais, Quan Chi faz um pacto com Scorpion: ele promete que dará uma nova vida ao ninja. Scorpion, portanto, deixaria de ser um espectro.

Scorpion aceita o acordo, mas, quando chegamos ao final da história dele, descobrimos que o espectro do inferno tinha motivos escondidos para aceitar essa proposta.

Depois de derrotar Sub-Zero, Scorpion diz que vingou a morte da própria família e do próprop clã. No entanto, Quan Chi, em uma manobra bem burra, revela que ele é o verdadeiro assassino.

No momento em que descobre a verdade sobre a morte da família dele, Scorpion corre até Quan Chi, que transporta ambos para NetherRealm. Lá, Quan Chi precisa fugir do ninja tomado pelo ódio.

É interessante que, nos jogos de luta, Mortal Kombat 4 foi o primeiro da série a dizer que a família inteira do Scorpion tinha morrido. Até então, acreditava-se que ele era a única vítima. Aliás, o começo do próximo jogo, Mortal Kombat: Deadly Alliance, tem tudo a ver com o final do Scorpion em Mortal Kombat 4.

Mortal Kombat: Deadly Alliance (2002)

Scorpion com a cabeça pegando fogo.

Logo na introdução de Deadly Alliance, vemos Quan Chi correndo de alguém em NetherRealm. Essa cena, evidentemente, é situada logo após a conclusão do final de Scorpion em Mortal Kombat 4.

No quinto jogo da série, Scorpion entra em um portal misterioso enquanto persegue Quan Chi e isso o leva até uma região isolada de Outworld. Mesmo longe do feiticeiro, ele ainda consegue sentir a presença daquele que queria destruir.

A caçada de Scorpion o levou até o palácio de Shang Tsung. Enquanto se infiltrava no local, Scorpion trombou com Moloch e Drahmin, dois monstros que Quan Chi com quem Quan Chi havia feito algum acordo em NetherRealm.

Derrotado pelas criaturas, Scorpion é jogado no que conhecemos como Soulnado (mistura de tornado e almas, ou seja, um tornado de almas — aquele mesmo, que vemos em Deception). Lá, Scorpion tem o corpo destroçado.

Sim. A recompensa por terminar a torre com Scorpion é descobrir que ele se ferrou.

Mortal Kombat: Deception (2004)

Scorpion ganha moedas após derrotar oponente.

Na biografia de Scorpion em Deception, descobrimos que o espectro inernal conseguiu fugir do Soulnado. Isso o levou até o Vácuo, onde Scorpion, finalmente, viu os tão falados Deuses Ancestrais.

Ao lado das divindades mais elevadas do universo de Mortal Kombat, Scorpion testemunhou a morte de Raiden e o renascimento do Rei Dragão, Onaga. Os Deuses Ancestrais, então, percebem que Scorpion está ao lado deles e o transformam em um guerreiro que lutará para evitar a fusão dos reinos que Onaga planeja.

Como podemos acompanhar pelo modo Konquest, Scorpion consegue rastrear Onaga, mas acaba encontrando Shujinko, o protagonista de Deception que vinha sendo usado por Damashi (a projeção da consciência de Onaga).

Por mais que, desta vez, Scorpion lutasse para salvar todos os reinos em nome dos Deuses Ancestrais, ele é derrotado por Shujinko, que acaba libertando o Rei Dragão.

Mortal Kombat: Armageddon (2006)

Scorpion com a roupa do terceiro jogo.

Como todos os personagens de Mortal Kombat, Scorpion também morreu em Armageddon. No início de Mortal Kombat 9, o reboot da série, Raiden e Shao Kahn são os únicos no topo da pirâmide. Todos os outros guerreiros, ao que tudo indica, caíram antes de chegar lá.

Taven, o protagonista de Armageddon, chega a encontrar Scorpion nas ruínas de Edenia, no modo Konquest. Durante um breve diálogo, Scorpion diz que pretende se vingar dos Deuses Ancestrais, por quem o ninja acreditava ter sido traído, além de matar Taven e Daegon. Ele não consegue.

Durante a cena de introdução de Armageddon, vemos Scorpion indo para a batalha final ao lado de Shinnok e dos demais vilões de Mortal Kombat. No final da linha do tempo original, ele terminou a história desiludido e sem aliado algum, novamente tomado por sentimentos extremamente negativos.

Mortal Kombat (2011)

Scorpion segura ossos de Sub-Zero.

A mais recente linha do tempo de Mortal Kombat, que acabou em Mortal Kombat 11, trouxe uma versão muito mais bem contada da história de Scorpion.

Na biografia dele, que podemos encontrar no jogo de 2011, Hanzo Hasashi é descrito como membro do clã japonês de ninjas Shirai Ryu. De acordo com as informações do jogo, Hasashi ganhou o apelido Scorpion por ser extremamente veloz e mortal nos combates. Uma abordagem bem menos literal do que a do seriado de TV inspirado na franquia, que foi lançado nos anos 1990.

Seguindo, em parte, o que havia sido estabelecido em jogos anteriores, a versão contemporânea de Scorpion, até o reboot de 2011, acreditava que Sub-Zero e os Lin Kuei haviam assassinado a família dele.

O espectro infernal é ressuscitado por Quan Chi para que possa se vingar dos Lin Kuei. Em dado momento da história, Raiden pede que Scorpion não mate o primeiro Sub-Zero, já que isso poderia dar oridem a um guerreiro ainda mais letal — Noob Saibot.

Scorpion mata Sub-Zero mesmo assim.

Mortal Kombat X (2015)

Hanzo Hasashi na forma humana.

No início do décimo jogo de Mortal Kombat, Scorpion lutava ao lado de Quan Chi quando NetherRealm invadiu a Terra pela primeira vez. Essa aliança, entretanto, não duraria por tanto tempo assim.

Quando as Forças Especiais da Terra invadem o abrigo de Quan Chi, Sonya Blade derrota Scorpion. Em seguida, Raiden revive todos os "mortos-vivos" que estavam sendo controlados por Quan Chi.

Renascido, Scorpion restaura, de certa forma, os Shirai Ryu. O filho de Kenshi, Takahashi Takeda, criado para Mortal Kombat X, aparece como um dos aprendizes do espectro infernal, que, agora, tinha até um corpo humano.

O capítulo do Scorpion em Mortal Kombat 11 começa cheio de ação. O ninja vai até a base das Forças Especiais e exige que Quan Chi seja entregue a ele. Como os heróis se recusam a fazer isso, ele é obrigado a lutar com Sonya, Kenshi e Johnny Cage. Os três são derrotados por Hanzo Hasashi.

Encerradas essas lutas, é mostrado um encontro de Scorpion com Sub-Zero que aconteceu alguns anos antes. Durante a conversa, Kuai Liang, o segundo Sub-Zero, revelou a Scorpion que Quan Chi havia sido responsável pelo extermínio dos Shirai Ryu. É por isso que Hanzo Hasashi quer matar Quan Chi em Mortal Kombat X — e ele o faz em grande estilo, mas não antes que o feiticeiro invoque Shinnok, o Deus Ancestral caído.

Mortal Kombat 11 (2019)

Scorpion enfrenta Sub-Zero.

A história de Mortal Kombat 11 envolve viagens no tempo. Então, existem duas versões do Scorpion: a do presente, que já se acertou com Sub-Zero e restaurou os Shirai Ryu, e a do passado, que continua obcecada por vingança.

O Scorpion do presente chega a ceder o novo espaço dos Shirai Ryu como uma espécie de refúgio para os guerreiros de Raiden, que não possuíam uma base segura até aquele momento. Em uma das reuniões dos heróis, inclusive, Scorpion do presente e Sub-Zero sugerem uma uma ideia para alcançar a fortaleza de Kronika: pedir ao barqueiro Kharon.

Não demora muito até que Scorpion do presente e Sub-Zero encontrem o barqueiro, que está sendo torturado por D'Vorah. Sub-Zero retorna aos Jardins Ardentes, lar restaurado dos Shirai Ryu, para informar aos guerreiros da Terra sobre o paradeiro do barqueiro.

Hanzo Hasashi, sozinho, decide librar Kharon de D'Vorah. A princípio, tudo ocorre bem. No entanto, surge o Scorpion do passado para enfrentar o Scorpion do presente sob o pretexto de que os novos Shirai Ryu não eram os verdadeiros Shirai Ryu, já que aqueleas pessoas vinham de outras linhagens sanguíneas.

Embora Hasashi derrote o Scorpion do passado, D'Vorah o pega desprevinido. Com os tentáculos, a guerreira perfura o corpo de Hanzo Hasahi algumas vezes. Isso o envenena a ponto de ele morrer nos braços do antigo Scorpion, que promete honrar a memória de Hanzo Hasashi e proteger os novos Shirai Ryu. Assim, chega ao fim a história do Scorpion que acompanhamos desde Mortal Kombat (2011).

De volta aos Jardins Ardentes, o Scorpion do passado é obrigado a enfrentar Sub-Zero e Raiden. Encerradas as lutas e a gritaria, ele convence os guerreiros da Terra de que havia mudado de lado e também queria derrotar Kronika.

Junto dos demais, Scorpion do passado parte para a batalha final e é visto pela última vez lutando ao lado de Sub-Zero contra o exército de Kronika.

Mortal Kombat 11: Aftermath (2020)

Scorpion do passado no templo dos Shirai Ryu.

Scorpion do passado e Sub-Zero aparecem brevemente em Mortal Kombat 11: Aftermath.

No DLC, Shang Tsung volta no tempo para mudar alguns acontecimentos importantes sob o pretexto de ajudar Liu Kang, que havia se tornado o principal Deus do universo de Mortal Kombat.

Um dos encontros de Shang Tsung, acompanhado por Fujin, se dá com Sub-Zero e Scorpion do passado. Isso ocorre logo após a morte de Hanzo Hasashi, quando Scorpion do passado havia voltado aos Jardins Ardentes e estava prestes a luta contra Sub-Zero. Os dois guerreiros clássicos da franquia se unem contra o feiticeiro e Fujin, mas são derrotados.

Depois disso, Scorpion não volta a aparecer na história.

Próximos Mortal Kombat

Scorpion com a clássica máscara amarela.

Com base no final de Mortal Kombat 11, a história da série deve passar\ por um reboot novamente no próximo jogo. Dificilmente, personagens tão importantes quanto Scorpion e Sub-Zero não voltarão a aparecer.

Aos fãs, resta apenas esperar para descobrir o que a NetherRealm vai inventar desta vez.