
Morre Rieko Kodama, a "primeira-dama dos JRPGs"
Diretora de Phantasy Star IV e desenvolvedora em outros clássicos da SEGA
Rieko Kodama, lendária designer e diretora de jogos na SEGA que trabalhou em franquias como Sonic the Hedgehog e Phantasy Star, morreu aos 58 anos.

Os primeiros rumores a respeito da morte de Kodama surgiram quando uma mensagem em homenagem a ela foi encontrada nos créditos do Mega Drive Mini 2.
Questionado a respeito do significado dessa homenagem, Yosuke Oskunari, produtor da SEGA, confirmou que ela havia, de fato, morrido em maio de 2022.
De acordo com a empresa japonesa, não foi possível compartilhar informações há mais tempo por respeito à privacidade da família de Kodama.
Rieko Kodamo, a primeria-dama dos JRPGs
Nascida em Kanagawa, no Japão, em 23 de maio de 1963, Rieko Kodama era uma designer a serviço da Sega desde 1984. Além dos diferentes cargos que ostentou ao longo da carreira na empresa japonesa e dos mascotes e títulos que ajudou a criar em décadas passadas, ela também é considerada a "primeira-dama dos JRPGs", já que foi uma das pioneiras da indústria no gênero.
Games em que Rieko trabalhou incluem Alex Kidd in Miracle World, Phantasy Star I e II, Sonic The Hedgehog 1 e 2 e Altered Beast, todos como designer gráfica; Phantasy Star IV e Magic Knight Rayearth como diretora; e Skies of Arcadia e a série 7th Dragon, nas quais atuou como produtora. Nos últimos anos, ela foi produtora chefe da série Sega Ages.
Você pode conhecer mais detalhes sobre a vida de Rieko Kodama nesta matéria especial publicada pelo The Enemy ainda em 2020.
Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também em Twitch, Twitter, Facebook e no TikTok.