Rieko Kodama, lendária designer e diretora de jogos na SEGA que trabalhou em franquias como Sonic the Hedgehog e Phantasy Star, morreu aos 58 anos.

Rieko Kodama em entrevista.

Os primeiros rumores a respeito da morte de Kodama surgiram quando uma mensagem em homenagem a ela foi encontrada nos créditos do Mega Drive Mini 2.

Questionado a respeito do significado dessa homenagem, Yosuke Oskunari, produtor da SEGA, confirmou que ela havia, de fato, morrido em maio de 2022.

De acordo com a empresa japonesa, não foi possível compartilhar informações há mais tempo por respeito à privacidade da família de Kodama.

Rieko Kodamo, a primeria-dama dos JRPGs

Nascida em Kanagawa, no Japão, em 23 de maio de 1963, Rieko Kodama era uma designer a serviço da Sega desde 1984. Além dos diferentes cargos que ostentou ao longo da carreira na empresa japonesa e dos mascotes e títulos que ajudou a criar em décadas passadas, ela também é considerada a "primeira-dama dos JRPGs", já que foi uma das pioneiras da indústria no gênero.

 

Games em que Rieko trabalhou incluem Alex Kidd in Miracle World, Phantasy Star I e II, Sonic The Hedgehog 1 e 2 e Altered Beast, todos como designer gráfica; Phantasy Star IV e Magic Knight Rayearth como diretora; e Skies of Arcadia e a série 7th Dragon, nas quais atuou como produtora. Nos últimos anos, ela foi produtora chefe da série Sega Ages.

Você pode conhecer mais detalhes sobre a vida de Rieko Kodama nesta matéria especial publicada pelo The Enemy ainda em 2020.


Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também em TwitchTwitterFacebook e no TikTok.