É muito comum discutirmos sobre quais são as franquias mais importantes ou lucrativas da indústria. Dependendo do repertório de cada jogador, as respostas podem ir de franquias antigas, como Pokémon e Mario, até produções mais recentes, como God of War e Halo.

Abaixo, o The Enemy conta quais são as cinco franquias mais lucrativas na história dos jogos. O primeiro lugar talvez seja mais previsível do que parece, mas os demais podem surpreender alguns jogadores.

O nosso tema não tem a ver com número de cópias e nem com um jogo específico, mas com quanto a franquia rendeu em bilhões de dólares. Os dados que vamos falar aqui estão aproximados, mas mesmo se tiver algum número levemente desatualizado, um bilhão redondo é um número muito grande que não muda tão rapidamente. Então, mesmo se existir alguma imprecisão após a vírgula, as posições são essas mesmas, ok? Bora pro ranking.

5. Pac-Man (1980 - 2019)

Tela de Pac-Man 99.

A gente começa com uma das franquias ativas de videogames mais antiga da história: Pac-Man. São dezenas de títulos diferentes, lançados para as plataformas mais diversas, mas foi na era dos arcades, lá nos anos 1980, que o jogo realmente rendeu dinheiro.

Depois de fazer um sucesso moderado no Japão, Pac-Man foi lançado na América do Norte e apenas em seu primeiro ano vendeu 100 mil máquinas de arcade. Como consequência, a franquia fez o primeiro bilhão de dólares logo nos primeiros 15 meses desde o lançamento. Você tem ideia do quanto isso é insano quando se fala de 1980 e de moedinhas?

Estima-se que desde a febre dos primeiros anos até os lançamentos recentes, Pac-Man já tenha gerado cerca de 14 bilhões de dólares. A marca completou 40 anos em 2020 e não parece que vai parar.

4. Jogos Wii (2006 - 2014)

Tela de Wii Sports.

Que o Nintendo Wii foi um sucesso absurdo e virou um dos consoles mais vendidos de todos os tempos quase todo o mundo sabe, mas talvez nem todo o mundo tenha ideia de quanto dinheiro os jogos da série Wii geraram.

A estimativa é de que os jogos Wii tenham gerado, entre 2006 e 2014, cerca de 14.8 bilhões de dólares. O título Wii Sports, que era um pacote com cinco jogos, fez sozinho 6.8 bilhões de dólares. Um único jogo. Lançado pra um único console. O Wii Fit foi outro hit que bateu a marca de 5 bilhões de dólares. Fazem parte da série outros games como Wii Play, Wii Music, Wii Party e vários outros.

3. Call of Duty (2003 - 2020)

Arte de Call of Duty Black Ops Cold War.

Mesmo sendo uma franquia anual, Call of Duty continua a quebrar recordes e a vender igual picolé na praia. O reboot Modern Warfare, de 2019, está entre os 20 jogos mais vendidos da história, e no Top 50 você encontra outros capítulos da série, como Modern Warfare 2 e 3 e Black Ops I e II.

Somando os dados obtidos até 2019, estima-se que CoD tenha feito cerca de 18.1 bilhões de dólares. De alguma forma a Activision tem prendido a atenção do público e mantido a série relevante ao longo de todos esses anos.

2. Pokémon (1996 - 2020)

Arte de Pokémon Unite.

Se esse ranking fosse de franquias de mídia mais rentáveis em geral, o primeiro lugar seria de Pokémon. Mas como estamos focando apenas nos games, e não considerando brinquedos, merchandising, bilheteria de cinema, mangá e todo o resto, a franquia dos monstrinhos de bolso fica com a medalha de prata.

Desde maio de 2019, a Pokémon Company não exibe mais no site oficial quanto eles já faturaram com a propriedade intelectual Pokémon, mas a estimativa é de que a soma de todos os usos da marca já tenha gerado em torno de 100 bilhões de dólares no total. Desse montante, 19 bilhões e meio é fruto de vendas dos games.

Sword & Shield, lançado em 2019, já fez sozinho quase 1 bilhão de dólares e em pouquíssimo tempo se tornou o jogo mais rentável da segunda franquia mais rentável dos games.

1. Mario (1983 - 2020)

Arte de Super Mario Party.

Nos games, a franquia que mais fez dinheiro na história é Mario. O mascote mais conhecido dos jogos também representa a marca com o maior número de títulos já lançados, tendo passado dos 200 jogos.

De 1983, que foi o ano em que Mario Bros. de arcade foi lançado, até 2019, estima-se que a franquia Mario tenha gerado mais de 32.4 bilhões de dólares. Apenas a série principal "Super Mario Bros." fez sozinha 17 bilhões. A subssérie mais valiosa depois dela é Super Mario Kart, que fez mais de 6 bilhões de dólares. As demais subsséries somam mais de 9 bilhões de dólares.

Aí, fica a observação pra quem fica dizendo que "a Nintendo vai falir" sempre que a empresa faz coisas que desagradam a gente (o que é meio frequente): entre as cinco franquias de games que mais geraram dinheiro na História… três são da Nintendo.