Faltam menos de dois meses para a edição deste ano da Electronic Entertainment Expo, principal evento de games do calendário global.

Como de costume, a E3 2019 deve ser palco de grandes anúncios por parte de produtoras como Microsoft e Ubisoft, mas vale lembrar também que no passado algumas empresas forçaram um pouco a barra para chamar atenção.

Nesta lista aqui relembramos cinco dos maiores 'fakes' da história da E3. Vamos lá:

Watch Dogs

Vamos começar justamente com a revelação de Watch Dogs, feita pela Ubisoft ao final de sua conferência durante a E3 2012.

O vídeo de gameplay apresentou gráficos impressionantes mesmo para os padrões de 2019 e um mundo complexo como pouco havia sido visto em jogos eletrônicos. O problema é que muito disso não apareceu no jogo final - a própria missão demonstrada na E3 surge de forma bem mais simples no game.

Battlefield no Wii U

Battlefield no Wii U

"Imagine um shooter como Battlefield com gráficos incríveis, animações suaves e a engine Frostbite em um console Nintendo com esse controle inovador".

Quem falou isso foi John Riccitiello, na época presidente da Electronic Arts, durante a apresentação do Wii U na E3 2011. Na tela, imagens do iminente Battlefield 3, sugerindo que o game sairia no videogame da Nintendo.

No final, nada disso aconteceu e a EA nunca sequer anunciou um episódio de Battlefield para o Wii U. Mas por que então fazer esse tipo de comentário durante a conferência da Nintendo, né?

Reprodução

Alien: Colonial Marines

Aliens

Também na E3 2011 a SEGA e a produtora Gearbox mostraram uma demo de Aliens: Colonial Marines que impressionou todos que a viram. O próprio presidente da Gearbox apresentava o trecho como sendo todo de gameplay do jogo, mas... nada daquilo estava no produto final!

Para piorar o jogo chegou em 2013 repleto de bugs e problemas diversos que só ajudaram a aumentar a polêmica. Menos de seis meses antes a mesma Gearbox tinha lançado o excelente Borderlands 2, colocando ainda mais dúvidas sobre o que de fato aconteceu em Alien: Colonial Marines, um episódio que nunca foi plenamente esclarecido.

Alien: Colonial Marines

Milo

Milo no Kinect

Poucas conferências pré-E3 são tão memoráveis como a da Microsoft em 2009. Depois de levar ao palco figuras como Tony Hawk, Paul McCartney e Ringo Starr e até Steven Spielberg para mostrar novidades, a empresa revelou o Project Natal - protótipo do que viraria o Kinect.

Uma das demonstrações mais impressionantes foi Milo, um garoto virtual com o qual era possível conversar e até mandar itens virtuais por meio da câmera do Kinect. Infelizmente, foi um dos muitos projetos ousados demais do designer Peter Molyneux e nunca se tornou realidade para o público.

Reprodução

Killzone 2

Killzone 2 na E3 2005

Guardamos o melhor para o final! Durante a E3 2005 a Sony revelou o PlayStation 3 e junto com ele uma grande quantidade de demos técnicas - incluindo a famigerada apresentação refeita de Final Fantasy VII, que gerou hype o bastante para dez anos depois anunciarem o remake.

Uma das mais empolgantes foi um gameplay robusto de Killzone 2, com gráficos muito superiores a qualquer outro jogo da época.

O truque? O vídeo era totalmente falso, feito apenas com gráficos pré-renderizados.

De acordo com o produtor Angie Smets, do estúdio Guerrilla, o vídeo foi criado apenas para uso interno, como um estudo do que poderiam ser games de tiro em primeira pessoa no novo videogame. A informação surgiu em entrevista a um documentário do canal NoClip sobre Horizon Zero Dawn.

Killzone 2 saiu só em 2009 e se provou um bom jogo, mas viveu sempre à sombra do trailer fake da E3 2005.

Reprodução