Grove Street está entre os nomes mais conhecidos pelos fãs de Grand Theft Auto: San Andreas. Afinal, muitas pessoas conheceram o universo de GTA por meio do jogo lançado em 2004 e se apegaram, em algum momento, ao grupo de CJ.

LEIA MAIS

Quando somos apresentados, aliás, à gangue do protagonista, as famílias de Grove Street estão à beira do colapso completo. Por mais que eles fossem, sim, criminosos notáveis, grande parte dos integrantes das gangues era contra ultrapassar alguns limites, como vender drogas pesadas demais nas região. Isso poderia colocar os próprios integrantes dos grupos em perigo, que é exatamente o que acontece no jogo.

CJ anda de shorts pela casa.

Não demora até que CJ se perceba em uma situação particularmente constrangedora, logo no início de San Andreas. Na esperança de encontrar um potencial aliado e antigo conhecido, o protagonista do jogo vai até uma casa não muito distante de Grove Street acompanhado de Ryder.

Lá, CJ encontra Big Bear, um antigo amigo de Brian Johnson, que se tornou, basicamente, o escravo de B Dup. Em troca de mais crack, Big Bear, que um dia foi um membro respeitado das gangues de Grove Street, se tornara um viciado que aceita ordens de uma pessoa que, nitidamente, não dá a mínima para os antigos conhecidos.

CJ defende Big Bear.

Espantado com a situação do amigo e também com o demoronamento das relações entre as famílias de Grove Street, CJ decide ensinar uma lição aos traficantes de crack espalhados por Grove Street e região. Eles são aqueles NPCs de capuz e roupas largas, que derrubam bastante dinheiro quando são derrotados e, normalmente, ficam parados de pé com as pernas abertas encarando as pessoas.

Para quem jogou San Andreas antes do jogo receber uma tradução oficial em português do Brasil, por meio da coletânea The Definitive Edition, algumas nuances da história podem ter se perdido. Então, é compreensível se esse aspecto da jornada parecer um tanto distante.

CJ e Ryder no abrigo dos traficantes.

De qualquer forma, o ponto é que foi o próprio tráfico de drogas que corroeu as famílias de Grove Street e motivou CJ a entrar ainda mais de cabeça na ideia de unir todos aqueles que em algum momento se separaram. Não fosse pelo retorno do protagonista, as gangues já teriam sido completamente arruinadas há muito tempo.

Não que Grove Street já não estivesse destinada à tragédia por outros motivos, mas deixemos isso para outra ocasião.