Nove anos após uma piada de Primeiro de Abril feita pelo Google, um modder conseguiu criar uma versão do Google Maps para o Nintendo Entertainment System, rodando por meio de um cartucho (extremamente modificado) e com um visual gráfico de um jogo 8-bit.

Para dar um contexto maior, em 31 de março de 2012 o blog oficial do Google Maps publicou uma atualização anunciando o chamado "Google Maps 8-bit for NES", uma versão especial do aplicativo de mapas criado especialmente para o Nintendinho/Famicom - com direito a gráficos e trilha sonora do clássico Dragon Quest.

Google Maps 8-bit for NES
Google/Divulgação

Naturalmente, essa foi apenas uma piada de Primeiro de Abril, mas uma alma questionadora conhecida pelo nome de usuário ciciplusplus ficou realmente curioso para saber se a piada não tinha um fundo de verdade.

A resposta demorou quase uma década para surgir, mas ela aparenta ser "sim".

Para permitir o NES a ter seu próprio Google Maps, cicipluplus usou o mesmo método usado pelo youtuber TheRasteri para levar o shooter Doom ao Nintendinho, conectando as entranhas de um cartucho a um Raspberry Pi e um microcontrolador FX2LP, e encaixando-as na parte de dentro do console.

Para o visual gráfico, o usuário usou como base a técnica divulgada em blog - curiosamente, também em 2012 - em que é possível usar tiles de The Legend of Zelda para substituir imagens aéreas do Bing Maps.

É importante notar, porém, que o mod de ciciplusplus usa o estilo gráfico de Dragon Quest/Dragon Warrior para representar a Terra, tal qual o Google Maps criado como uma piada de 1º. de abril.

O próximo passo, de acordo com o modder, é colocar tudo na carcaça de um cartucho, corrigir bus e problemas de renderização dos tiles, e compartilhar o código-fonte do projeto.

A lição aqui é clara: sempre analise uma piada até suas últimas consequências.