O anúncio surpresa de TMNT: Shredder 's Revenge, um novo jogo de pancadaria das Tartarugas Ninja, feito pelos mesmos desenvolvedores de Scott Pilgrim vs. The World e Streets of Rage 4, deixou muitos jogadores cheios de nostalgia e não é para menos: pelo que foi mostrado, o jogo vai trazer de volta tudo o que era bom nos clássicos games das Tartarugas para arcade, Super Nintendo e Mega Drive. Assista ao trailer abaixo e entenda:

Um ícone dos anos 1990, as Tartarugas Ninja nasceram nos quadrinhos underground da década de 80 e foram exploradas em diversas mídias, de desenhos animados e filmes live action, até, é claro, videogames. A franquia tem uma longa relação com os jogos digitais.

Relembre (ou conheça) os principais jogos da franquia no vídeo no topo da página ou na lista a seguir:

 

1. Teenage Mutant Ninja Turtles (1989) - NES

Santa Tartaruga! Relembre a evolução das Tartarugas Ninja nos games

O jogo de plataforma lançado pela Konami para o Nintendinho foi o primeiro game das Tartarugas. Você controla os heróis adolescentes enquanto explora Nova York com a câmera no alto, mas ela muda para a visão lateral quando o jogador entra em um prédio ou bueiro. É preciso encontrar armas e acabar com os ninjas inimigos, robôs Mousers e outros perigos. Tartarugas derrotadas são capturadas pelo Clã do Pé e podem ser resgatadas em fases mais avançadas. O jogo vendeu super bem na época e abriu caminho para uma franquia muito duradoura.

Konami/Reprodução

2. Teenage Mutant Ninja Turtles (1990) - Arcade

Para muitos um dos melhores jogos das Tartarugas Ninja, o arcade da Konami era uma máquina de sonhos, com um monitor enorme e lugar para quatro jogadores, cada um controlando uma das Tartarugas mais populares do planeta. Todos os personagens da primeira temporada do desenho estavam presentes no jogo, que era um clássico beat em up, com progressão lateral e golpes especiais exclusivos para cada herói. As vozes sintetizadas eram um show à parte, com direito a música de abertura do desenho e gritos de Cowabunga! durante as brigas.

O jogo ganhou ports para consoles domésticos, sendo o do Nintendinho o mais famoso. Por causa das limitações técnicas, a versão de NES só suportava dois jogadores e acabou deixando algumas fases do jogo original de fora - inclusive a clássica luta de chefe contra Bebop e Rocksteady ao mesmo tempo. Essa batalha épica, só mesmo no fliperama.

Konami/Reprodução

3. TMNT III: The Manhattan Project (1992) - NES

As Tartarugas estrelaram alguns bons jogos no Game Boy, mas foi com The Manhattan Project que o quarteto voltou ao Nintendinho para um terceiro round. O jogo usa a mesma engine de TMNT II: Arcade Game, mas apresenta uma aventura completamente nova, com oito estágios pensados para o NES: as Tartarugas estão de férias na Flórida, curtindo a praia, quando o Destruidor sequestra April O’Neil e toda a ilha de Manhattan, que é arrancada do solo graças à tecnologia do invasor alienígena Krang.

Konami/Reprodução

4. TMNT: Turtles in Time (1992) - Arcade e SNES

O jogo de estreia das Tartarugas Ninja no Super Nintendo é, sem dúvida, o grande favorito dos fãs. A versão original foi o arcade mais vendido da Konami. No console, até dois jogadores assumem o controle dos heróis e embora os golpes e comandos sejam muito parecidos com os jogos anteriores, é visível que cada personagem tem características próprias. Além disso, o jogo de SNES tem estágios e chefes adicionais, como o Super Destruidor e, finalmente, uma batalha simultânea contra Bebop e Rocksteady em um console doméstico!

Konami/Reprodução

5. TMNT: The Hyperstone Heist (1992) - Mega Drive

Lançado não muito depois de Turtles in Time, o jogo das Tartarugas para Mega Drive reutiliza muitos elementos do game de SNES, mas ao invés de ser uma adaptação para o console da Sega, é na verdade uma aventura diferente - e por isso até hoje os fãs dos dois consoles discutem quem teve o melhor jogo das Tartarugas Ninja. The Hyperstone Heist só tem cinco fases e alguns ajustes no controle, como um botão de corrida. As tartarugas não arremessam mais os inimigos em direção à tela, mas podem bater com eles para um lado e para o outro. O jogo chegou ao Brasil pela Tectoy e é um dos melhores títulos do Mega.

Konami/Reprodução

6. TMNT: Tournament Fighters (1993) - NES, SNES e Mega Drive

No começo da década de 1990, jogos de luta eram o equivalente dos battle royale hoje em dia: toda desenvolvedora queria ter o seu. A Konami apostou suas fichas em Tournament Fighters, game de luta das Tartarugas Ninja. Os heróis de casca podiam lutar contra diferentes oponentes em cada versão do jogo: Casey Jones e April aparecem no Mega Drive, enquanto o feioso Wingnut está no Super Nes. Tournament Fighters marca o fim da “era clássica” nos jogos das Tartarugas Ninja.

Konami/Reprodução

7. Teenage Mutant Ninja Turtles (2003) - PC, PS2, GameCube e Xbox

Demorou uma década para as Tartarugas voltarem em um jogo de peso e como deu para notar, criatividade nunca foi o forte na  hora de inventar os títulos. Se bem que é difícil competir com um título como "Teenage Mutant Ninja Turtles".

O jogo de pancadaria da Konami é baseado na série animada de 2003, com adaptações quase literais de vários episódios da sua primeira temporada. Além de Leo, Don, Mike e Raphael, Casey Jones e o Mestre Splinter são personagens jogáveis secretos. 

O jogo teve duas sequências, Battle Nexus e Mutant Nightmares. Um detalhe bacana do terceiro jogo é que ele tem como extra a versão arcade de Turtles in Time!

Konami/Reprodução

8. TMNT Smash-Up (2009) - PS2, Wii

O jogo de luta Smash-Up foi lançado pela Ubisoft para celebrar o aniversário de 25 anos das Tartarugas Ninja. Desenvolvido por veteranos das franquias Dead or Alive e Ninja Gaiden, o game tinha mecânicas de arena ao estilo Super Smash Bros e roteiro de Peter Lair, co-criador da franquia. A versão para Nintendo Wii conta com alguns Rabbids, os coelhos malucos da Ubisoft, como personagens jogáveis exclusivos.

Ubisoft/Divulgação

9. TMNT: Out of the Shadows (2013) - PC, PS3, Xbox 360

Diferente dos vários jogos em flash, mobile e de navegador da franquia lançados nessa época, TMNT: Out of the Shadows não é baseado na animação da Nickelodeon de 2012, mas uma aventura original das Tartarugas Ninja. O jogo da Activision trazia muita ação e combates ao estilo de Batman: Arkham, com golpes diferentes para cada um dos quatro protagonistas, e tem combos que podem ser executados de forma cooperativa. Ao jogar sozinho, as outras tartarugas acompanham o jogador.

Activision/Divulgação

10. TMNT: Training Lair (2014) - Xbox 360

Em 2014, com o lançamento de um novo longa-metragem live action, a franquia ganhou alguns jogos derivados do filme… sendo o mais curioso Training Lair, um jogo de Xbox 360 que usava o Kinect para que o jogador pudesse treinar seus golpes com o arsenal das Tartarugas, desbloquear backgrounds do filme e compartilhar fotos fazendo poses de ninja junto com sua Tartaruga favorita no Facebook. Bom, pelo menos Training Lair era grátis!

Paramount Digital/Reprodução

11. TMNT: Mutants in Manhattan (2016) - PC, PS3, PS4, Xbox 360 e Xbox One

O jogo mais recente das Tartarugas Ninja é Mutants in Manhattan, aventura cheia de pancadaria desenvolvida pela Platinum Games, estúdio de Bayonetta, Metal Gear Rising e Nier: Automata.

O game das Tartarugas pega mais leve do que os outros jogos do estúdio no quesito combos e ação frenética, mas traz combates de boa qualidade, deixando para trás o sistema de Out of the Shadows em favor de ataques e esquivas mais fluidos e intuitivos.

Cada tartaruga tem um movimento especial customizável e também golpes cooperativos para enfrentar Bebop, Rocksteady, Krang, o Destruidor e outros inimigos clássicos da franquia.

Platinum Games/Divulgação

12. Injustice 2 (2017) - PC, PS4, Xbox One

As Tartarugas Ninjas fizeram uma participação especial em Injustice 2, jogo de luta com heróis e vilões da DC Comics feito pelo estúdio NetherRealm, de Mortal Kombat. O quarteto chegou ao jogo como seu último conteúdo DLC e diferente de outros personagens, todas as quatro tartarugas contam como um só lutador. Você escolhe qual delas vai controlar e pode chamar a ajuda das outras durante a partida.

WB Games/Reprodução