Naoki Hamaguchi, o diretor de Final Fantasy 7 Rebirth, já confirmou que o segundo jogo da trilogia Final Fantasy 7 Remake irá até a famosa Forgotten Capital, uma região onde, no título original, algo extremamente importante acontece.
O impacto emocional dessa cena clássica, uma das mais conhecidas e emocionantes em toda a história dos jogos, foi enorme quando Final Fantasy 7 era novidade. No entanto, em 2023, será difícil surpreender os jogadores como daquela vez, em 1997. Com isso em mente, existe um caminho plausível para chocar a audiência tantos anos após o lançamento do original.
Agora, com spoilers
De acordo com Hamaguchi, conforme revelado em entrevista à revista GameInformer, Final Fantasy 7 Rebirth será focado em estreitar os laços entre os personagens. Após fugirem de Midgar juntos, Cloud, Tifa, Red XIII, Barret e Aerith se conhecerão melhor conforme avançam em grupo por novos desafios. Aos poucos, eles vão se tornando uma família.
Esse capítulo tende a ser o mais humano da trilogia Final Fantasy 7 Remake. Existirão momentos que nos trarão emoções positivas, como a alegria simples de sair com amigos e aproveitar uma noite no Gold Saucer, e momentos trágicos. Afinal, há vida para além dos terrores de um mundo assombrado por uma megacorporação e por um psicopata que acredita estar em uma missão de vingança, mas esses elementos são uma verdade permanente no universo do jogo.
Se Rebirth será encerrado após o trecho que se passa na Forgotten Capital, é fato que a cena mais dolorosa do jogo original estará presente em Final Fantasy 7 Rebirth. Aerith será assassinada, assim como no jogo de 1997.
LEIA MAIS
- Resident Evil 0 merece mais respeito do que costuma receber
- Baldur's Gate 3: Se você poupou Brynna, saiba as consequências
- Red Dead Redemption 2: A casa macabra que você precisa visitar
No entanto, tanto Naoki Hamaguchi quanto o diretor criativo Tetsuya Nomura já disseram que esse cena trará uma "nova emoção", de forma que não devemos esperar por uma recriação quadro a quadro da morte de Aerith. Então, que soluções fariam sentido?
Um novo algoz
Fãs de Aerith podem até torcer para que ela sobreviva, embora isso não seja tão provável. Afinal, a morte dela é fundamental para a direção que a história toma. Se Aerith não morrer, Cloud não se isolará do resto do grupo e Tifa não o ajudará a recordar as próprias memórias. Então, provavelmente, Aerith morrerá em Rebirth mesmo.
Agora, se a morte de Aerith é inescapável, e a cena clássica já é conhecida por tantas pessoas, que direção a Square Enix poderia tomar para que esse acontecimento continuasse sendo impactante? Bom, uma solução chocante seria mudar o algoz de Aerith.
Você deve se lembrar de que, no jogo original, Sephiroth mata Aerith após Cloud se recusar a fazer isso enquanto estava sendo controlado pelo grande vilão do jogo. Se os amigos de Cloud não gritassem para que ele parasse o que estava fazendo, talvez o próprio protagonista teria eliminado Aerith. Então, e se Rebirth seguir nessa direção até o fim? E se Cloud não for capaz de conter o controle de Sephiroth e for o responsável direto pela morte de Aerith?
No jogo original, fazer com que Cloud matasse Aerith tornaria a jornada do protagonista difícil de engolir, já que, até aquele momento, ninguém sabia a verdade sobre a relação entre Cloud e Sephiroth. Jogadores jamais perdoariam o protagonista naquela época. Contudo, em 2023, sabemos que Cloud não estaria fazendo isso de propósito. De fato, traria uma "nova emoção" para a cena em questão. Seria infinitamente mais chocante.
Depois de cometer tamanha atrocidade, faria ainda mais sentido que Cloud decidisse se isolar dos demais companheiros. Afinal, ele, provavelmente, ficaria completamente destruído, com medo de matar outras pessoas que se aproximassem dele.
Rebirth fugirá do óbvio?
Uma outra opção para driblar as expectativas dos fãs na cena mais chocante de Final Fantasy 7 seria poupar Aerith em Rebirth e matá-la no terceiro jogo do projeto Final Fantasy 7 Remake. Assim, fãs seriam enganados, mas não de forma que o jogo se desviasse demais do original.
Há até mesmo espaço para que a Square Enix mude a vítima de Sephiroth. Talvez Tifa possa morrer no lugar de Aerith, embora isso não faça tanto sentido — afinal, a morte de Aerith tem um impacto profundo no final da história justamente porque, mesmo após a morte, ela ainda detém poder, tal qual um jedi. Tifa não se encaixaria nisso, já que não possui habilidades mágicas ou sangue Cetra.
Pode ser que nada mude
Obviamente, existe também a possibilidade de que nada mude tão drasticamente. Talvez uma cena idêntica à cena original da morte de Aerith seja construída, mas, a princípio, pareça que ela vá escapar. Depois, para a surpresa de todos, nada muda, e Aerith morre. São muitas possibilidades, e falta pouco para descobrir a verdade.
Lançamento de Final Fantasy 7 Rebirth
Final Fantasy 7 Rebirth será lançado em 29 de fevereiro para PS5. Por enquanto, não há previsão de lançamento em outras plataformas.
Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok ou converse com o pessoal da redação no Discord.