O remake de Resident Evil 4 passou por uma série de mudanças em sua hierarquia de produção e em seu escopo, de acordo com o site VGC.
Segundo a reportagem, a Capcom teria promovido mudanças no comando do projeto, cujo desenvolvimento se tornou público em abril de 2020.
O estúdio M-Two teria perdido poder de decisão no projeto, que agora será liderado pela divisão interna da Capcom focada na franquia Resident Evil.
Fundado pelo ex-CEO da PlatinumGames (e antigo funcionário da Capcom) Tatsuya Minami, o M-Two já tem auxiliado a Capcom com jogos da franquia Resident Evil desde o remake de Resident Evil 3, lançado em 2020.
A mudança no comando teria sido resultado de diferenças criativas em relação ao escopo do projeto. De acordo com a reportagem, o M-Two planejava fazer um remake mais fiel, enquanto a Capcom quer seguir um projeto inspirado, mas não exatamente igual ao jogo original de 2005, nos mesmos moldes dos remakes de RE3 e de Resident Evil 2.
Porém, com a divisão da Capcom responsável pela franquia RE ocupada com os preparativos finais de Resident Evil Village, oitavo game da série com lançamento previsto para maio, o projeto pode ter seu lançamento adiado em um ano, de 2022 para 2023.
Resident Evil 4
Lançado em 2005 e originalmente exclusivo para o Nintendo GameCube, Resident Evil 4 é um dos jogos mais aclamados, populares e importantes não só para a franquia como para a indústria de games como um todo.
No game, Leon S. Kennedy, um dos protagonistas de RE2, tem como missão resgatar a filha do presidente dos EUA, Ashley Graham, de um estranho e sinistro culto europeu que tem conduzido estranhos experimentos com parasitas conhecidos como Las Plagas.
O título revolucionou ao mudar a perspectiva da câmera para terceira pessoa e dar um foco maior ao combate, com seu molde sendo adotado por jogos seguintes da série e influenciando o desenvolvimento de vários outros games, como Gears of War.
Desde o lançamento, o game foi portado para diversas plataformas, do PS2 ao Wii até PC, PS4 e Xbox One.
Por enquanto, a Capcom não confirmou se trabalha em um remake de Resident Evil 4, mas recentemente divulgou uma enquete perguntando aos fãs o que gostariam de ver no futuro para a franquia.