Um dos Icons presentes no modo Ultimate Team do FIFA 22, Marc Overmars não fará mais parte do jogo. Isso porque o ex-jogador optou por se demitir do cargo de diretor de futebol do Ajax depois de várias funcionárias do clube alegarem ter sofrido assédio sexual por mensagens inapropriadas enviadas por ele.
Em nota divulgada no site do Ajax nesta segunda-feira (7), Overmars compreendeu a gravidade da situação, apesar de não ter entendido como um ato negativo na época. Ele também disse estar envergonhado, pediu desculpas pelo desconforto causado às vítimas e afirmou que acredita que a sua demissão é a única saída neste momento.
A EA Sports não informou quando, mas Overmars será removido dos pacotes, do Draft e de Desafios de Montagem de Elencos (DME) do modo Ultimate Team do jogo. Apesar disso, quem já possui a carta do ex-jogador no game poderá continuar a utilizá-la, mas o preço dela no mercado de transferências ficará fixado para evitar que usuários se aproveitem do momento. Ao todo, Overmars tem as versões Básico, Médio e Prime com 86, 88 e 90 de overall, respectivamente.
Recentemente, a empresa tomou uma decisão parecida com o caso envolvendo Mason Greenwood, atacante do Manchester United, acusado de estupro, assédio, agressão e ameaças de assassinato à namorada, a modelo Harriet Robson. O jogador foi excluído dos modos offline, mas a carta dele segue disponível para ser jogada e negociada no modo Ultimate Team do FIFA 22.