Minecraft esteve no centro de uma das principais polêmicas recentes entre Sony Microsoft, quando a dona do Xbox anunciou a unificação do multiplayer entre todas as plataformas do game - menos os dispositivos PlayStation, por que a fabricante japonesa não quis.

Apesar da recusa, a Microsoft continua a conversar com a Sony sobre a possibilidade de incluir o PlayStation no multiplayer unificado de Minecraft, segundo Aaron Greenberg, chefe de marketing do Xbox. "Nós temos uma parceria com ele nesse jogo e com certeza queremos que eles incluam seus jogadores para ser parte disso: uma única comunidade, de jogadores unidos. Então, estamos conversando e esperamos que eles apoiem nossa iniciativa", falou o executivo ao site Gamereactor.

Quando a recusa da Sony em participar do multiplayer unificado de Minecraft veio à tona, as desculpas dos executivos da empresa foram de questões comerciais até a segurança dos jogadores da PSN.

Phil Spencer, chefe do Xbox, disse que a justificativa da Sony não parece saudável para a indústria e deixou as portas abertas para a dona do PlayStation voltar atrás em sua decisão.