Já passou pouco mais de uma semana após o lançamento do ‘novo sistema’ de runas em League of Legends e alguns jogadores ainda possuem muitas dúvidas sobre quais escolher para cada tipo de rota ou campeão, afinal, a atualização 7.23 mudou totalmente o antigo sistema de talentos e runas do MOBA.

Para nos ajudar a desvendar esse novo universo de possibilidades, pedimos a ajuda de Daniel “danz0r” Mussoi, que montou duas páginas para você utilizar em cada rota, além de sugerir campeões para você arrasar em suas batalhas pelo Rift.

Confira também nosso guia para a selva.

Topo:

Opção 1 - Ornn

O campeão Ornn tem sido prioridade de escolha na rota do topo porque ele consegue colocar muita pressão na rota ou pelo menos ficar bem tranquilo em relação ao adversário. Um dos fatores principais para que ele tenha tanta vantagem é sua passiva “Forja Viva e Artesão-Mestre, que o possibilita construir itens fora da base. Além de tudo, é um excelente tanque e contribui muito para o controle de grupo do time.

O caminho de runa que utilizaremos para o Ornn é a Determinação.

Começamos com "Aperto dos Mortos-vivos" para amplificarmos o poder de opressão que o Ornn consegue ter, ela serve também para que ele tenha mais sustain (capacidade de se sustentar na lane) durante a fase de rotas.

Seguimos com "Inabalável", uma runa para você não ter que se preocupar tanto com o controle de grupo do time inimigo, rendendo bonificações para você caso utilize algum Feitiço de Invocador (como o seu Flash).

Depois a escolha é "Condicionamento", que aumenta a armadura e a resistência mágica após os 10 minutos de jogo, tornando o Ornn cada vez mais resistente.

A última escolha da primeira árvore é "Ventos Revigorantes", acredito que ela ajude muito a ter uma rota mais tranquila, é excelente tanto para aplicar pressão quanto para jogar recuado devido à cura que ela proporciona.

Já na árvore secundária vamos optar pela Feitiçaria.

Escolheremos a "Faixa de Fluxo de Mana" para permitir que você utilize mais habilidades principalmente na fase de rotas. E por fim, "Transcendência", muito relevante a redução do tempo de recarga para o Ornn, principalmente para podermos utilizar mais vezes a sua Ultimate “Chamado do Deus da Forja.

 

Opção 2 - Jayce

Outra alternativa para a rota do topo é um campeão que consegue abusar muito da fase de rotas e tem como principal característica o split push (avançar as lanes separado de seu time), o Jayce.

Vamos escolher a Feitiçaria e pegar como nossa runa principal a “Invocar Aery, essa é uma excelente runa para campeões que conseguem abusar da sua dominância na rota, ou seja, ela é perfeita para o Jayce, já que ele é um dos campeões do topo que mais conseguem causar pressão.

Seguimos com "Faixa de Fluxo de Mana" e "Chamuscar" (na terceira opção) para amplificarmos ainda mais essa fase de rotas tendo assim um controle ainda maior da nossa mana e dano adicional nas nossas habilidades. A segunda runa é uma questão de preferência, mas acredito que a velocidade de movimento adicional que "Celeridade" traz é excelente.

Na árvore secundária, vamos escolher a Dominação, para assim pegarmos "Impacto Repentino", que vai dar ao Jayce letalidade ao utilizar o seu "Q" na forma de martelo (Aos Céus!). Para completar a nossa página de runas vamos escolher "Sentinela Zumbi" pois vai dar à você um controle de visão melhor durante a partida.