A Riot Games anunciou nesta terça-feira (21) o novo formato do Campeonato Brasileiro de League of Legends para 2018. Sofreram alterações a Fase de Pontos, a Fase Eliminatória e a Série de Promoção. Além disso, algumas regras também foram readequadas para a nova temporada.

Segundo a empresa, "o objetivo dessa mudança é trazer mais competitividade e qualidade de nível de jogo para a liga". O novo formato foi definido com base em feedbacks da comunidade, times e jogadores profissionais. A empresa também fez análises internas do cenário internacional e de outras ligas regionais ao longo do ano de 2017.

Veja abaixo todas as alterações:

Melhor de três: todas as partidas das fases de grupo agora serão definidas em uma "md3", proporcionando mais chance de adaptação estratégica e substituições. 

Escalada: nesse modelo, a equipe classificada em primeiro lugar na Fase de Pontos vai direto para a Final. Já times do segundo ao quinto lugar vão disputar a outra vaga, se enfrentando em séries "melhorde cinco" (md5). O primeiro ponto da Escalada é a disputa entre o quarto e o quinto colocados. O vencedor encara o terceiro, e quem sair por cima disputa a vaga para a Final com o segundo colocado. Ou seja: esteja a equipe em segundo ou quinto lugar, ela terá chances de chegar à decisão.

Série de Promoção: o time com a pior campanha (oitavo lugar) na Fase de Pontos ainda será rebaixado automaticamente para o Circuito Desafiante. Da mesma maneira, o vencedor da “série B” sobe para o CBLoL. O que muda é que a série que começa a Escalada (quarto contra quinto) também inicia a Série de Promoção. O perdedor desse confronto enfrenta o sexto lugar do CBLoL. Quem falhar, pega o sétimo.

O derrotado dessa última série encara o vice-campeão do Desafiante pela última vaga na Etapa seguinte do Campeonato Brasileiro de League of Legends. Mais detalhes sobre o novo formato do CBLoL estão disponíveis no site oficial do campeonato.