Nesta terça-feira (24), durante o Prêmio CBLoL - a premiação que celebra o fechamento da temporada regional de League of Legends, a Riot Games anunciou a mudança da identidade visual do CBLoL para 2021, quando entra o sistema de franquias no Brasil.

A evolução do logo é o que chama mais a atenção, por ser o carro chefe de todas as identidades do campeonato. Com ele, novas artes para a transmissão e conteúdos relacionados a esports na Riot Games Brasil também serão alterados, abrindo novas possibilidades:

Imagem: The Enemy

Principalmente, o logo apela para uma mudança mais minimalista, estratégia que já foi utilizada nas mudanças da LEC (Europa) e LLA (América Latina) no League of Legends. Também, ele deixa de ter elementos mais “fantasiosos” do jogo, como os cristais na identidade visual, mudança que foi feita a partir de 2016 no CBLoL.

Isso também faz parte da estratégia de aproximar o League of Legends da figura dos esportes (e não esports). Com um tom menos fantasioso e mais moderno, a aceitação da figura do CBLoL pode ser maior em locais em que a comunidade gamer não é predominante, como coberturas televisivas, propagandas em cidades, portais e sites tradicionais e mais.

Segundo Carlos Antunes, Diretor de Esports da Riot Games Brasil, “cogitamos mudar inclusive o nome da liga, testamos vários outros. No entanto, nos chamou muito a atenção que a visão da comunidade sobre o CBLoL ainda é muito positiva, independente de performances internacionais abaixo do esperado. A torcida sempre volta para o CBLoL. Dessa maneira, uma evolução natural fazia mais sentido”.

Imagem: Riot Games

Mudança nos conteúdos e programas

Outro tópico abordado foi a linguagem da transmissão e conteúdos oficiais adicionais. Com a adição de tecnologia e mais pessoas na equipe de casting (Gruntar, takeshi, Nappon e Rafaela Tomasi), 2020 prometia uma grande mudança para a linguagem que já estava estagnada na transmissão do CBLoL. No entanto, a pandemia do coronavírus impactou o uso de muitas novidades e a produção de conteúdo das equipes de transmissão e editorial da Riot.

Imagem: Riot Games

Para 2021, Caco diz que “Vamos descontinuar alguns produtos e mudar outros, já que o público já não se relacionava tanto com eles, ou apenas não conversavam com o resto da transmissão e identidade que víamos para o campeonato”. Os dois exemplos principais ficam com o Depois do Nexus, que terá mudanças de identidade e formato; e o League News, que já em 2020 deixou de ser um programa semanal para ter blocos diários durante a semana no canal do YouTube da Riot Games.

CBLoL 2021

O CBLoL 2021 ainda não tem data certa para começar, mais informações serão divulgadas pela Riot Games no futuro. No entanto, Carlos já adicionou que a grade horária mudará com a adição de duas equipes no CBLoL e a disputa da liga Academy - liga das equipes de base das organizações do CBLoL, e que entra no lugar do Circuito Desafiante.

O CBLoL continuará aos sábados e domingos, mas terá um jogo a mais por dia. Já a liga Academy será disputada às terças e quartas (diferente do Circuitão, que era disputado às segundas e terças). A folga de segunda-feira para as equipes de conteúdo e transmissão é vista como fundamental pela empresa.