O Campeonato Brasileiro de League of Legends é a competição oficial do game no Brasil, organizada pela desenvolvedora Riot Games. Com início em 2012, o torneio passou por várias mudanças até chegar no formato atual da temporada 2016, que começa neste sábado (16). Pensando nisso, o Omelete explica seu modelo atual e faz uma retrospectiva do CBLoL, um dos campeonatos mais importantes na história do eSport no país.

O CBLoL hoje
O campeonato de 2016 adota um esquema de pontos corridos em sua primeira fase. Oito times se enfrentam semanalmente em confrontos no formato “melhor de 2 partidas”, que dão três pontos para o vencedor da série e um ponto para cada equipe no caso de empate. Esta etapa dura seis semanas, nas quais os cinco melhores colocados passam para as quartas de final.
A principal mudança está no esquema de rebaixamento. Pela primeira vez na história do CBLoL, o último colocado cai diretamente para o Circuito Desafiante. Já o sexto e o sétimo colocados do torneio principal enfrentam o segundo e o terceiro colocados do Circuito Desafiante, definindo quem fica com as vagas principais do campeonato da segunda temporada em um esquema de mata-mata.
Esse formato oferece maior diversidade para o público e boas chances às organizações que lutam por um lugar entre os melhores times do Brasil.
A história do CBLoL
Além de o sistema da competição ter mudado ao longo dos anos, o cenário de esportes eletrônicos era bem diferente quando o CBLoL começou. Há alguns anos, poucas pessoas imaginariam a dimensão que o torneio tomaria em tão pouco tempo, com finais levando cerca de 12 mil pessoas a um estádio de futebol. A situação dos jogadores também era diferente - uma possível profissionalização ou o uso do termo “cyberatleta” ainda estava longe daquela realidade.
CBLoL 2012
O ano de 2012 foi marcado pelo início do servidor de League of Legends no Brasil, em agosto. Tudo era muito novo e até o próprio MOBA da Riot precisava ainda de alguns retoques, mesmo com três anos no mercado. A divisão entre profissionais e amadores ainda não era muito bem delimitada, já que o próprio termo “profissional” sequer era utilizado para se referir a um jogador.
A decisão do CBLoL 2012 foi um tanto quanto afobada. Apenas dois meses depois da chegada do servidor brasileiro, a BGS (Brasil Game Show) foi palco da grande final do campeonato, cuja premiação total foi de US$ 50 mil.
Hoje em dia, o público brasileiro lota facilmente um estádio para assistir a um jogo de LoL, mas, naquela época, alguns poucos entusiastas do jogo foram presenciar a grande final, realizada em 14 de outubro entre a Vince Te Ipsum Ignis e Vince Te Ipsum Nox.
Os nomes das equipes podem até não lembrar muita coisa, mas as duas partidas decisivas tiveram participação de grandes nomes do eSport brasileiro, como Rafael "rafes" Peres, Mateus "yeTz" Vieira, Whesley "Leko" Holler e Caio "Loop" Almeida.
Matheus "Mylon" Borges, Rafael "rafes" Peres, Guilherme "Snowlz" Neves, André “manajj” Rocha e Leonardo "Alocs" Belo, da vTi.Ignis, foram os primeiros campeões na história do torneio. Eles venceram seus oponentes da vTi.Nox por 2 a 0.
CBLoL 2013
O investimento de grandes organizações despontou no horizonte de League of Legends em 2013, enquanto o conceito dos eSports tomava forma. As pessoas começavam a gritar pelos nomes de seus times preferidos e as torcidas já tinham seus ídolos.
Além disso, os "bootcamps" - concentrações antes de um torneio importante, realizadas em países estrangeiros - se tornaram algo mais palpável aos times, que cada vez mais visavam uma evolução e assim contribuíam para a profissionalização do mercado de esportes eletrônicos.
O ano de 2013 foi um sonho para a Riot Games, chegando ao arrecadamento de US$ 624 milhões. Isso, somado ao sucesso cada vez maior do jogo no Brasil, fez com que a empresa investisse cada vez mais no país.
Dessa forma, com uma estrutura melhorada (mas ainda improvisada), a grande final do CBLoL 2013 foi realizada em 21 de julho, no WTC Golden Hall, em São Paulo, com premiação total de US$ 60 mil. Com um confronto entre paiN Gaming e CNB, a paiN marcou 3 a 1, conquistando seu primeiro título do campeonato brasileiro enquanto 2 mil pessoas acompanhavam tudo presencialmente.
A campeã brasileira de 2013 também chegou a se classificar para o International Wildcard, na Alemanha, disputando por um lugar no tão sonhado Mundial. Apesar de chegarem até lá, infelizmente os jogadores Felipe "brTT" Gonçalves, Gabriel "kami" Bohm, Fabio "Venon" dos Santos, Martin "Espeon" Gonçalves e Thúlio "sirT" Carlos não conseguiram dar esse passo a mais.
CBLoL 2014
O ano de 2014 foi um grande marco no cenário brasileiro de LoL. Pela primeira vez no campeonato, o público viu organizações chamarem estrangeiros para suas lineups: Park "Winged" Tae Jin e An "SuNo" Sun-ho integraram o time da Keyd Team, enquanto Kim "Olleh" Joo-sung e Han "Lactea" Gihyu entraram para a paiN Gaming.
League of Legends já estava em um patamar diferente em relação aos outros jogos competitivos no Brasil, com organizações que incluíam profissionais necessários para o ramo como técnicos, psicólogos e administradores. Alguns jogadores recebiam filas de fãs em eventos para tirar fotos, enquanto os times já ofereciam salários fixos aos seus cyberatletas.
As regras e estrutura do CBLoL começaram a se assemelhar ao conjunto de características de outros grandes campeonatos ao redor do mundo, como a própria LCS (League of Legends Championship Series) americana ou europeia.
A grande final do CBLoL 2014 foi no dia 26 de julho no Ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro - foi o primeiro evento oficial do game realizado fora de São Paulo. Com 8 mil fãs assistindo ao vivo as disputas, o prêmio total do campeonato foi de R$ 100 mil. A KaBuM foi a grande campeã, levando de virada em cima da CNB por 3 a 1.
Logo após essa vitória e passando pela classificação do Wildcard nos Estados Unidos, o Brasil teve pela primeira vez um representante no Campeonato Mundial de League of Legends. Apesar de não continuar por muito tempo na disputa internacional, os jogadores Gustavo "Minerva" Alves, Daniel "Dans" Dias, Pedro "LEP" Marcari, Daniel "Danagorn" Drummond e Thiago "Tinowns" Sartor alcançaram um marco ao ganhar uma partida contra o time europeu Alliance.
CBLoL 2015
A evolução do cenário se tornou evidente com as conquistas do Brasil em League of Legends no ano de 2015. Indubitavelmente o melhor evento de toda a história do CBLoL, a grande final do ano teve uma abertura memorável, enchendo os olhos das 12 mil pessoas presentes no estádio do Allianz Parque no dia 8 de agosto.
A premiação total foi de R$ 150 mil. Dessa quantia, a paiN Gaming embolsou sozinha R$ 60 mil ao vencer a INTZ por 3 a 0 e se tornar a primeira bicampeã brasileira. Felipe "brTT" Gonçalves, Gabriel "kami" Bohm, Thúlio "sirT" Carlos, Matheus "Mylon" Borges e o francês Hugo "Dioud" Padioleau fizeram história.
Não contentes em vencer o CBLoL com um estrangeiro na lineup, feito inédito no país, o time também conquistou sua vaga na disputa do Wildcard. Apesar de uma campanha curta no Mundial, a paiN fez a melhor performance já vista de uma lineup brasileira no campeonato global, vencendo duas partidas: uma contra a Flash Wolves e outra contra a CLG.
Apesar do cenário nacional ainda não se encontrar no mesmo nível de habilidade que em regiões internacionais, com toda certeza a evolução do CBLoL contribui mais e mais para o crescimento dos times, organizações e jogadores. A competição de 2016 está a um passo de começar e já promete muito.