Nesta terça (13), a Microsoft revelou que o Xbox Series X será lançado em novembro, mas Halo Infinite acabou sendo adiado para 2021, não sendo mais um game de lançamento do novo console da Microsoft.

Dias mais tarde, o chefe da divisão Xbox, Phil Spencer, participou do programa Animal Talking - realizado dentro do jogo Animal Crossing: New Horizons, do Nintendo Switch -, onde comentou mais sobre a decisão de adiar o lançamento do jogo.

"Eu sei que é desapontador para o público. É desapontador para nós", disse ao apresentador Gary Whitta. "Estamos ansiosos para o alinhamento de Halo com o lançamento do Series X como um momento especial para Xbox, pensando no Xbox original com Halo: CE."

"Mas no fim das contas eu preciso fazer a decisão certa para o jogo, para a equipe e para a plataforma como um todo", continuou, citando fatores como a saúde e esforço da equipe, o estado dos builds do jogo, e a força da franquia Halo.

"Honestamente é uma decisão que eu não poderia fazer há 5 ou 10 anos atrás dentro da companhia, mas agora com o apoio que temos em relação ao negócio de games a longo prazo e a oportunidade - eu tenho suporte para fazer este tipo de decisão", declarou.

"Peço desculpas aos fãs porque não gosto criar expectativas e não atingi-las, mas também acredito que estamos fazendo a decisão certa a longo prazo para Xbox, Halo e nossos consumidores."

Avatar de Phil Spencer em Animal Crossing no programa Animal Talking

Spencer relatou que Bonnie Ross, chefe da 343 Industries, e Matt Booty, do Xbox Studios, consideraram algumas opções, incluindo um lançamento por parte dos jogos, antes de decidir adiar o projeto como um todo por não ser o lançamento "que eles gostariam".

"Quando sabemos, sabemos. Vamos fazer a decisão e soltá-la, falar com nossos fãs diretamente e ser o mais transparente que pudermos", explicou. "Não será nosso dia favorito, mas vamos lidar com isso, eu já tive dias ruins antes, e seguir em frente e continuar fazendo o que adoramos fazer, que é criar videogames e maravilhar os fãs."

Sem um jogo como Halo Infinite como carro-chefe do lançamento do Xbox Series X, Spencer também reforçou o papel do Xbox Game Pass para chamar atenção do público.

"Ao falar com nossos consumidores, [o Game Pass] está virando um verdadeiro fator de decisão para pessoas que estão dentro da nossa plataforma e quem está considerando o Xbox Series X como o console para eles", disse. "O que você verá de nós no lançamento francamente não vai mudar muito porque envolveria muito sobre o console e sobre o Game Pass e como acreditamos que estas coisas juntas são uma grande proposta de valor para os jogadores entrando na nova geração."

O Xbox Series X sai em novembro, mas não há uma data exata para o lançamento do novo console.