Castlevania: Lords of Shadows - Mirror of Fate | Crítica
Matar vampiros é tão legal que você não vai querer parar de apertar botões
Castlevania: Symphony of the Night é um jogo de 1997 considerado um dos melhores da franquia. Em 2013, 16 anos depois, a Konami lança Castlevania Lords of Shadow - Mirror of Fate, título que oferece o mesmo estilo de jogo de ação e aventura 2D, com foco na eterna batalha entre a família Belmont e o Conde Drácula.
Castlevania: Lords os Shadow Mirror of Fate
Castlevania: Lords os Shadow Mirror of Fate
Castlevania: Lords os Shadow Mirror of Fate
Castlevania: Lords os Shadow Mirror of Fate
Castlevania: Lords os Shadow Mirror of Fate
Mirror of Fate se passa 25 anos após os acontecimentos de Lords of Shadow, de 2010, e traça a história dos descendentes de Gabriel Belmont e como eles lutam contra os seus próprios destinos em diferentes épocas. A história se divide em atos, que são figurados entre os personagens Simon, Trevor, Gabriel e ninguém menos que Alucard.
Nos primeiros minutos do game, em um pequeno tutorial, o jogador assume o controle de Gabriel Belmont, o herói de Lords of Shadow, e, na sequência, segue em uma aventura de oito a doze horas que reúne três outras celebridades da franquia.
A aventura começa com o caçador de vampiros Simon Belmont, o ruivo conhecido como o primeiro herói da série, que vai até o castelo do Conde Drácula em busca da arma de seu pai, Gabriel Belmont. Com ele, empunhamos o clássico chicote e contamos com a ajuda de itens tradicionais da série como machados, água benta e espíritos que servem como escudos.
O segundo personagem a aparecer no jogo é Alucard, que presta homenagem à Symphony of The Night, e é capaz de se transformar em fumaça para conseguir driblar inimigos e ultrapassar portas. Alucard também tem a ajuda de morcegos para desorientar oponentes e causar danos maiores.
O terceiro personagem a entrar na aventura é Trevor Belmont que possui magias da luz e das trevas capazes de recuperar sua vida a cada golpe acertado.
Jogabilidade
Apesar de densa, não é apenas a história de Castlevania que faz dele um jogo bom, mas a vontade de permanecer jogando-o. Dentro de um castelo, que mais parece um labirinto, enfrentamos mortos-vivos, reptéis raivosos, corvos assassinos, morcegos, marionetes e muitas outras figuras insanas ótimas para dar chibatadas, incluindo aí vampiras lésbicas gostosas que oferecem beijos matadores.
O jogo caminha de forma linear e você deve se guiar por um mapa - localizado na parte inferior do Nintendo 3DS - que identifica para onde você deve ir. O bacana é que é possível marcar pontos no cenário para não repetir a travessia e, assim, não se perder. Apesar de ser um jogo de plataforma 2D, dá para ir para qualquer direção dentro do castelo. Há momentos embaixo d'água em que alguns personagens precisam voltar à superfície para respirar e outros, como o Alucard, podem continuar sem precisar de oxigênio. Com Alucard também há inúmeras fases com puzzles bastante complexos.
No labirinto do Castelo do Drácula
Seguindo a marca Castlevania de dificuldade, os chefes de Mirror of Fate são absolutamente difíceis de matar. Mas nada como morte atrás de morte para descobrir o momento certo para desviar das armadilhas e o a hora certa para dar o melhor golpe. Vale notar que o uso dos itens conquistados durante a aventura é imprescindível na hora do bloqueio - este que é o principal fator para conseguir ir adiante.
A trilha sonora é de qualidade incrível e dá todo o clima sombrio que a narrativa pede. Os gráficos são bons para um sistema portátil, apesar de o 3D ser bastante dispensável. É possível jogar o game todo sem nem ligar a tecnologia.
Para se aprofundar na história há um pergaminho que aparece em praticamente todos os novos ambientes desbravados. Vale dizer, porém, que a maneira que a história é contada é um tanto piegas e muitas vezes apenas repete que os personagens estão "em busca de vingança", e é facil parar de ler as cartas depois de um tempo. Sendo assim, o ponto forte de Mirror of Fate fica mesmo nas chicotadas e embates com escabrosas criaturas vampirescas.
Aperte o X com rapidez, aperte o Y mais ainda
Castlevania: Lords of Shadow - Mirror of Fate foi desenvolvido pela Mercury Steam e contou com a participação do lendário Hideo Kojima em seu desenvolvimento. Mirror of Fate é assim: quanto mais se joga, mais se quer jogar. Apesar de apanhar dos chefões, sempre dá aquela vontade de encarar novos duelos e finalmente dar um fim nesses vampiros malditos.