A Epic Games e a Apple encontram-se em uma batalha legal envolvendo a remoção de Fortnite da App Store por quebrar as políticas da loja, estabelecendo um sistema de pagamento alternativa para o jogo sem a taxa de 30% prevista para a fabricante do iPhone e Mac.
Após a Epic entrar com uma ação judicial alegando políticas monopolistas, a Apple, por meio firma de advocacia Gibson Dunn & Crutcher, respondeu alegando, entre outros pontos, que a desenvolvedora de Fortnite procurou ter tratamento especial na App Store.
"Especificamente, em 30 de junho de 2020, o CEO da Epic, Tim Sweeney escreveu a mim e meus colegas pedindo por uma 'carta paralela' pela Apple que a permitiria criaria um acordo especial apenas para a Epic que mudaria fundamentalmente a forma com que a Epic ofereceria aplicativos na plataforma iOS da Apple.", diz uma declaração do executivo Phil Schiller, da Apple.
Não só isso, a resposta também diz que: "Com o tempo, em parte por causa das oportunidades que a Apple tornou possível, a Epic cresceu para uma iniciativa multibilionária com grandes investidores como a gigante de tecnologia chinesa Tencent injetando centenas de milhões de dólares na companhia. Agora, tendo decidido que seria melhor aproveitar os benefícios da App Store sem pagar por eles, a Epic quebrou seus contratos com a Apple, usando seus próprios consumidores e da Apple como contraponto."
"Se a App Store fosse uma loja física, seria óbvio que a Apple poderia escolher quais produtos distribuir, para quais consumidores vender, e em que termos", argumenta a companhia. "As leis antitrust não podem condenar a Apple de seguir os termos e condições presentes desde 2008 nas quais estabeleceu a App Store para a Epic e outros desenvolvedores."
Em resposta, o próprio Tim Sweeney declarou em seu Twitter que a resposta da Apple tirou sua proposta de contexto do email completo.
"A declaração da Apple é enganosa", escreveu. "Você pode ler meu email no arquivamento da Apple, que é disponível para o público"
Especificamente, Sweeney cita a seguinte parte do email: "Esperamos que a Apple faça estas opções disponíveis igualmente para todos os desenvolvedores de iOS com objetivo de tornar as vendas e distribuição de software na plataforma tão aberta e competitiva como nos computadores pessoais."
(Curiosamente, no fim do email, Sweeney acidentalmente usa "Android" ao invés de "iOS" ao falar das opções para consumidores)
Neste domingo (23), a Epic planejou a Copa #FreeFortnite, uma competição temática ao redor de sua batalha legal contra a Apple.
- Lançamento
25.07.2017
- Publicadora
Epic Games
- Desenvolvedora
Epic Games
- Censura
12 anos
- Gênero
Ação/Tiro/Battle Royale
- Testado em
PC
- Plataformas