Microsoft fechou oficialmente o Lionhead Studios, desenvolvedora responsável pelas franquias Fable Black & White. A informação foi divulgada por um porta-voz da empresa ao Eurogamer.

None

O encerramento oficial da Lionhead vem após um processo de seis semanas iniciado com o cancelamento de Fable Legends, último projeto do estúdio britânico. Neste período, publisher e desenvolvedora discutiram possibilidades que envolveram a retomada de produção do game, ainda que de forma independente. "Não temos nada além de sinceros agradecimentos à equipe da Lionhead por suas contribuições significativas ao Xbox e à indústria de games", diz o comunicado.

No Twitter, funcionários da Lionhead publicaram fotos e mensagens confirmando que esta sexta-feira (29) é o último dia do estúdio - confira aqui e aqui.

A Lionhead foi fundada pelo renomado desenvolvedor Peter Molyneux, criador de Black & White Populous, em 1996. Dez anos depois, a empresa foi adquirida pela Microsoft. 

Fable Legends, o último projeto da Lionhead, foi anunciado em 2013, com integração às funcionalidades em nuvem do Xbox One e tinha uma fase de testes beta aberta prevista para este ano. O game também foi anunciado como um dos primeiros a ser lançado tanto para o console quanto para o Windows 10. O projeto foi oficialmente cancelado em 7 de março.