Microsoft teria recusado uma proposta para produzir um Fable 4 voltado a um público mais adulto, de acordo com o Eurogamer.

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A extensa reportagem, que conta as duas décadas de existência do renomado estúdio britânico, diz que o ex-diretor de arte John McCormack teria tentado vender a sequência como um game de visual realista, que misturaria a era vitoriana com invenções tecnológicas dos livros de Julie Verne. Bowerstone, a cidade icônica do game, seria uma metrópole vasta e densa como Londres.

A Microsoft, entretanto, recusou a ideia pois pensava em Fable como um jogo free-to-play voltado para microtransações e serviços, como Hearthstone League of Legends. Foi em volta dessa filosofia que Fable Legends foi desenvolvido a contragosto pelos desenvolvedores da Lionhead. Ainda de acordo com o site, o game teria custado US$ 75 milhões.

Outro ponto da reportagem fala sobre Milo & Kate, o lendário projeto de Molyneux para o Kinect no qual você poderia interagir com um garoto virtual chamado Milo, que responderia a sua voz e poderia ver seus desenhos pela câmera do dispositivo. De acordo com o texto, a demonstração do game apresentada na E3 de 2009 foi "uma ilusão", e que o projeto era complexo demais para as especificações finais do Kinect.

O cancelamento de Milo & Kate teria sido um dos motivos que levaram Molyneux a deixar o próprio estúdio, em 2012.

A Lionhead foi fundada pelo renomado desenvolvedor Peter Molyneux, criador de Black & White Populous, em 1996. Dez anos depois, a empresa foi adquirida pela Microsoft. 

Fable Legends, o último projeto da Lionhead, foi anunciado em 2013, com integração às funcionalidades em nuvem do Xbox One e tinha uma fase de testes beta aberta prevista para este ano. O game também foi anunciado como um dos primeiros a ser lançado tanto para o console quanto para o Windows 10. O projeto foi oficialmente cancelado em 7 de março.