Foto: Bruno Alvares, Cesar Galeão & Pedro Pavanato/Riot Games
Retrospectiva de LoL em 2022 tem LOUD e RED em destaque
RED briga pelo topo, LOUD desencanta e Coreia do Sul brilha no Mundial
O ano de 2022 foi intenso no League of Legends (LoL) nacional e mundial. Pela primeira vez no Brasil, uma equipe que havia vencido a Segunda Etapa do CBLOL manteve o troféu em casa ao vencer a Primeira Etapa, no caso da RED Canids. Após um ano complicado de 2021, a LOUD finalmente desencantou ao vencer a competição nacional em setembro, e apesar da evolução brasileira em palco internacional, quem brilhou novamente foi a Coreia do Sul no Worlds 2022, o Mundial do jogo.
Reveja abaixo alguns dos principais momentos do LoL deste ano.
RED Canids mantém título em casa
Os vencedores sempre dizem que mais difícil do que chegar ao topo é manter-se lá. E este certamente foi o caso da RED Canids, que havia vencido a Segunda Etapa do CBLOL 2021 e viajado para o Mundial. O primeiro passo foi manter o mesmo elenco, e o segundo foi crescer na hora certa.
Durante a Primeira Etapa 2022, a equipe lutou pelo topo contra uma reforçada FURIA e uma surpreendente KaBuM, enquanto paiN, Miners, Liberty e LOUD empataram na tabela na sequência e tudo foi decidido nos critérios de desempate, com a LOUD ficando de fora dos playoffs mesmo com a contratação de Robo e tinowns.
Nos playoffs, a estrela da RED brilhou. Apesar de ser superada pela KaBuM na primeira série, a Matilha se reconstruiu e fez o dream run na chave inferior, batendo Liberty, FURIA e KaBuM para chegar à final contra a paiN Gaming e manter a taça ao vencer por 3-2.
LOUD desencanta na Segunda Etapa
Com duas mudanças no elenco para a sequência do ano competitivo, Croc no lugar de Mewkyo e Brance subindo do Academy para o lugar de Duds, a LOUD finalmente reencontrou o seu caminho. A fase de pontos foi extremamente disputada, com FURIA, RED e paiN liderando. Uma sequência de sete vitórias seguidas fez com que a LOUD passasse de sexto para o quarto lugar do campeonato.
Nos playoffs, a dura disputa entre LOUD e paiN pelo topo foi um show à parte. Os Tradicionais venceram os Verdes por 3-2 na final da chave superior, forçando a LOUD a bater a FURIA - que havia eliminado a RED Canids - para chegar à grande final.
No Ginásio do Ibirapuera, em frente a milhares de pessoas, um passeio absoluto da LOUD provou a dominância da equipe, e os 3-0 fizeram ecoar os gritos de “Faz o L” da imensa torcida.
Brasil melhora internacionalmente
No MSI, a RED Canids estreou atropelando a PSG Talon em uma partida memorável, mas o gás acabou pouco depois. Isso porque os brasileiros perderam a vaga ao serem derrotados pelos taiwaneses no jogo de volta e também ao perder um confronto com a Turquia, o que deixou um ar de “e se”...
Já a LOUD foi a grata surpresa do Mundial, sendo a equipe que ficou mais próxima da conquista da vaga para a Fase de Grupos desde que a Team oNe chegou na série melhor de cinco (MD5) final contra o 1907 Fenerbahçe em 2017.
A LOUD, no caso, venceu a Chiefs, DFM e Fnatic - no jogo marcado pelo “bot gap” de Brance e Ceos. Com isso, a organização foi a primeira equipe brasileira a sair da fase de grupos do Play-In com retrospecto positivo: 3-2. Só que, infelizmente, a LOUD perdeu tanto o desempate para a Evil Geniuses, quanto a MD5 contra uma DFM que até chegou a tirar um jogo da poderosa RNG na fase seguinte.
A melhora do Brasil em palco internacional foi clara, e a expectativa é que isso reverbere no ano que vem, quando a região pode integrar o Pote 3 de torneios internacionais - algo que não acontece desde 2018.
Coreia domina o mundo
Apesar de ter vencido o Mundial 2020 com a DAMWON KIA, a Coreia do Sul estava atrás da China no retrospecto, já que os chineses haviam vencido três dos últimos quatro mundiais. A batalha continuou entre as duas regiões no Mundial 2022: das oito equipes classificadas para os playoffs, quatro eram coreanas, três eram chinesas e apenas uma era europeia.
Nas semifinais, no entanto, a mostra do poder coreano. T1, Gen.G e DRX avançaram, enquanto apenas a JDG representava a China, e logo foi eliminada pela T1 de Faker, que chegou novamente à uma final do Worlds e fez um duelo épico contra Deft.
O Atirador, inclusive, finalmente levantou a Taça do Invocador após oito anos de carreira e diversas frustrações em palco mundial. Foi a redenção na história de um dos maiores da posição de todos os tempos.
LEIA MAIS
- LoL: Academy do Fluxo priorizará formação de talentos a títulos
- LoL: PlaYlist, de YoDa, promete grande evento em 2023
- CBLOL 2023: Confira jogadores inscritos pelos times no 1º split
As emoções do LoL nacional voltam a acontecer com o início do CBLOL 2023 marcado para o sábado, dia 21 de janeiro. As novas equipes Los Grandes, Fluxo e Vivo Keyd Stars prometem chacoalhar o cenário após uma janela de transferências para lá de quente.
Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok. Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!