A segunda-feira (3) foi marcada pela eliminação da LOUD do Campeonato Mundial 2022 de League of LegendS (LoL). Apesar da tristeza geral da comunidade após a série contra a DetonatioN FocusMe (Japão), a campanha da LOUD foi a melhor do Brasil em campeonatos internacionais desde a mudança de formato em 2017, e deverá render frutos no MSI 2023.

Nos últimos campeonatos, o Brasil fez parte do último pote nos sorteios das chaves. A definição do lugar de uma região no pote leva em consideração o desempenho de suas equipes nos últimos quatro campeonatos internacionais.

LEIA MAIS

Com um retrospecto negativo entre 2017 e 2020, a recuperação brasileira começou com a paiN Gaming no MSI 2021, e seguiu-se com a RED Canids no Worlds 2021 e MSI 2022, finalmente culminando na melhor atuação internacional dos últimos tempos, feita pela LOUD neste Worlds 2022, no qual conseguiram três vitórias na fase de grupos do Play-In.

A tabela e os valores de potes (ou seeds) não são divulgados pela Riot Games, no entanto, é possível fazer uma simulação com valores condizentes com as campanhas das regiões emergentes, grupo o qual o Brasil faz parte. São elas: América Latina, Turquia, Oceania, Japão, Brasil e CEI/Rússia - lembrando que a CEI ficou de fora dos últimos dois campeonatos internacionais devido ao conflito da Rússia com a Ucrânia.

Veja abaixo o levantamento dos retrospectos das regiões emergentes e valores aproximados para o Mid-Season Invitational 2023 - caso a imagem esteja pequena, clique aqui para visualizá-la:

Seeds Internacionais
Foto: The Enemy

A principal dúvida fica ao redor do retorno da Comunidade dos Estados Independentes caso o conflito na Ucrânia seja resolvido e a Riot Games resolva reinstaurar o lugar da LCL em campeonatos internacionais. É possível que, com o conflito resolvido, o seed da região seja reiniciado e comece do zero, o que colocaria a Rússia no pote 2, alçando a Oceania ao pote 1.

Sem a CEI, estamos considerando apenas duas regiões emergentes no pote 1, que foi a escolha da Riot Games no MSI 2022. Neste caso, o Brasil fica à frente da Oceania pelo desempenho conquistado no último torneio internacional disputado, justamente o Campeonato Mundial 2022.

Em caso de reinstauração da CEI, a Oceania também participaria do pote 1, e a Rússia entraria no pote 2 junto de América Latina e Turquia - os rivais históricos brasileiros, inclusive, têm o pior retrospecto internacional dentre todas as regiões competitivas do League of Legends.

LOUD LOL
Foto: Divulgação/Riot Games

Campeonato

O Mundial 2022 de League of Legends acontece na América do Norte entre 29 de setembro a 05 de novembro. Vinte e quatro equipes de onze regiões competitivas disputam o prêmio base de mais de um US$ 1 milhão (cerca de R$ 5,2 milhões) e a Taça do Invocador. A LOUD foi a representante brasileira após vencer a Segunda Etapa do CBLOL 2022 e acabou eliminada na primeira fase dos playoffs da Fase de Entrada.


Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na TwitchTwitterFacebook e no TikTok.