E3 2016 | Novo God of War tem diretor de arte brasileiro
Rafael Grassetti é o responsável pelo visual remodelado de Kratos, protagonista da série
O novo God of War apresentado durante a conferência da Sony na E3 2016 tem um toque brasileiro. Rafael Grassetti, diretor de arte do game, foi o principal responsável pela reimaginação do protagonista, o guerreiro Kratos. Em uma conversa exclusiva com o Omelete, o artista falou mais sobre os bastidores da produção, como foi o processo de criação dos personagens e como esta nova história vai afetar os fãs da franquia.
![None](http://cdn.ome.lt/h-1EKUMsbbaJZkjuBFORbwxWY1E=/770x0/smart/uploads/conteudo/fotos/Captura_de_Tela_2016-06-14_às_22.05.18.png)
"Como um fã foi incrível trazer um pouco do velho Kratos, aquele do God of War 2, para este novo jogo. Com a volta do Cory (Balrog, diretor do título e de God of War 2), pensamos em voltar às raizes e trazer de volta o mesmo herói de sempre, só que remodelado (...) E o nome final do jogo será God of War mesmo", fala Grasseti, que não começou como diretor de arte no projeto. "Eu entrei no começo e depois fui promovido ao cargo de diretor, então quase todos os personagens da demo, por exemplo, têm um pouco do meu toque", revela.
Ao ser perguntado qual é o seu personagem preferido dentro da nova empreitada, Rafael não hesita. "Não tem jeito, é o Kratos. Eu estou desde o princípio nesta reestilização e a gente passou por muito trabalho de exploração no visual. Nós sabíamos até onde podíamos ir (...) e ficamos muito felizes com a reação dos fãs na conferência", conta. Antes imberbe e de pele branca, agora o herói tem uma longa barba e outras tatuagens no corpo. Sobre a barba, Rafael revela que essa não era a primeira ideia. "Um dos primeiros conceitos que eu criei para o Kratos foi com uma barba curta com uma ponta curta toda branca", conta.
Envolvido no projeto desde a concepção, Grasseti confirmou as mudanças de ambiente (mitologia nórdica) e também um foco diferente na jornada do protagonista. "Nós queremos mostrar um Kratos mais humano e que luta contra a necessidade de ser um deus. O filho dele está ali para humaniza-lo. Queremos tirar um pouco isso do deus da guerra, sair também do hack n' slash e da violência. Existirá uma luta do próprio Kratos em se conter. A controle da fúria dele será um elemento muito presente no jogo - tanto dele próprio quanto do filho. Kratos precisa ensinar a ele como lidar com a violência", disse.
A relação pai e filho não é algo novo em God of War. Na verdade, a família foi a motivação inicial de Kratos - ele perseguia os deuses por terem deixado sua mulher e filha morrerem. "No fundo, a relação entre pai e filho sempre foi o centro de God of War e agora queremos trazer isso com mais humanidade para a franquia. Nós acreditamos que o filho do Kratos será a porta para essa nova proposta", fala Grasseti, que não esquece de dizer que as mecânicas não foram esquecidas e várias novidades na jogabilidade serão incluídas. "Temos muitos elementos de RPG no game e várias melhorias na parte da exploração também", revela.
A E3 2016 é a maior feira de games do mundo e ocorre de 14 a 16 de junho em Los Angeles, nos Estados Unidos. O evento tem cobertura completa do Omelete no local, com notícias das conferências, anúncios e prévias de jogos, análises e mais.