Takashi Tokita foi uma das personalidades convidadas ao BIG Festival 2023 e, em palco especial, o representante da Square Enix destacou as referências de mangá e anime na produção de jogos no Japão.
Tokita começou sua apresentação contando sobre sua história da indústria dos games, até a sua entrada na Square Enix como designer em 1985 e sua primeira contribuição na série Final Fantasy em 1987.
"Meu primeiro trabalho dirigindo um jogo foi em Final Fantasy IV, minha vontade era de fazer o jogador se sentir atuando no papel do personagem", explicou Tokita
O designer passou por sua jornada com títulos como Live a Live e Chrono Trigger e também explicou como os jogos competiam entre si no mercado japonês.
Após se envolver em Parasite Eve trabalhando em Los Angeles, nos EUA, Tokita contou sobre Chocobo Racing: "queríamos fazer um jogo de corrida e tentamos não copiar o Mario Kart".
Tokita foi minucioso no detalhamento de sua história, citando até jogos não muito populares no mercado ocidental como Hanjuku Hero, Egg Monster Hero, Final Fantasy Dimensions, Oninaki (I Am Setsuna) e mais títulos de PlayStation.
Ao final, Tokita deu destaque para Live a Live e seu recente lançamento para Nintendo Switch, explicando as motivaçãoes para a ideia do jogo e as diferentes abordagens oferecidas pela dinâmica do título como viver diferentes momentos na história.
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Live a Live foi lançado originalmente em 1994, mas teve um remaster publicado em 2022, com destaque para sua versão para Nintendo Switch.
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