[Atualização às 15h30]

Através de uma postagem no Twitter, a Game Developers Conference confirmou na tarde desta quarta-feira (31) que não entregará o prêmio de pioneiro do mercado na edição deste ano.

"[O comitê do GDC] acredita que suas escolhas [para a premiação] devem refletir os valores da indústria de games atual e dedicará a premiação deste ano a honrar as vozes pioneiras e não escutadas do passado", indica o órgão na postagem. Veja abaixo:

[A nota original segue abaixo]

Game Developers Conference, a conferência anual de desenvolvedores de games, irá reavaliar o prêmio de pioneiro no mercado de games para o fundador da AtariNolan Bushnell, por conta das acusações de assédio e comportamento sexista em seu passado.

Em nota para a Glixel, a organização da conferência comentou que não estava ciente das acusações e estão investigando "de perto" para chegar a uma conclusão. A decisão foi tomada depois de vários representantes da indústria protestarem por meio das redes sociais a respeito do prêmio a ser recebido por Bushnell.

"Enquanto outras indústrias estão se distanciando de comportamentos abusivos e sexistas de homens poderosos, a GDC está dando um prêmio de pioneiro para um deles", relatou a professora do Instituto Politécnico de Worcester, Gillian Smith.

Em várias publicações antigas — incluindo um artigo na Playboy em 2012 — são encontrados relatos de como o representante realizava reuniões na banheira de sua casa e se portava com suas funcionárias. Empregados antigos da Atari, inclusive, lembram dele dar codinomes para seus jogos em homenagem a elas. Pong, nesse caso, era chamado de "Darlene", uma simpática moça que "tinha a menor cintura".

Bushnell, frequentemente chamado de "pai dos videogames", foi indicado a receber o prêmio ao lado de Rami Ismail, responsável por games como Luftrausers e indicado ao prêmio de embaixador, e Tim Schafer, lendário desenvolvedor da LucasArts que receberá o Lifetime Achievement.

A GDC 2018 acontece entre os dias 19 a 23 de março em São Francisco, nos Estados Unidos.