A Apple anunciou, em um evento especial realizado nesta segunda-feira (18), a nova linha de Macbook Pro de 14 e 16 polegadas, que entre suas diversas novidades contam com uma nova tela, com direito ao famoso (e infame) notch já visto no iPhone e iPad.
Os novos Macbooks contam com telas de Liquid Retina Pro XDR com taxa de atualização de 120 hz, com bordas reduzidas de 3,5 mm. Dentro do novo notch está uma webcam com resolução de 1080p — embora, curiosamente, não conte com a tecnologia de Face ID de suas contrapartes no mobile.
Além da tela em si, os novos Macbook Pro contam com o bem-vindo retorno de várias portas diferentes, incluindo HDMI e para cartão de memória SD, assim como o retorno de um conector MagSafe, quatro entradas Thunderbolt 4 e uma entrada para fone de ouvido.
Internamente, os laptops conta com chips da série M1 Pro e M1 Max, versões ainda mais poderosas do chipset apresentado há cerca de um ano.
O M1 Pro conta com uma CPU de 8 ou 10 núcleos, 14 ou 16 núcleos de GPU e 16 GB de RAM, prometendo melhoria de 70% de performance em relação ao modelo original do chip. Já o M1 Max, além da CPU de 10 núcleos, promete uma GPU de 32 núcleos e 32 GB de RAM.
Tudo isso, é claro, vem com um preço significativo e salgado, particularmente para consumidores brasileiros em potencial: na loja online da Apple, o modelo mais barato do Macbook Pro — com 8 núcleos de CPU, 14 núcleos de GPU, 16 GB de RAM e 512 GB de armazenamento SSD — sai pela bagatela de R$ 26.999,00.
E, caso estejam curiosos, a versão mais cara do notebook — com 10 núcleos de CPU, 32 núcleos de GPU, 64 GB de memória RAM e 8 TB de armazenamento SSD — chega a custar R$ 77.999,00.
Mais ainda se quiser Final Cut Pro e Logic Pro pré-instalados.
Em setembro, a Apple revelou as linhas de iPhone 13 e 13 Pro, além de uma nova versão do iPad Mini.